Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCRUZ, Eliete da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1398126653056719por
dc.contributor.advisor1ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.advisor-co1Façanha, Luciano da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-05T17:16:54Z-
dc.date.issued2017-01-31-
dc.identifier.citationCRUZ, Eliete da Silva. Linguagem, música e expressividade sob a perspectiva crítica de Rousseau. 2017. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1575-
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é investigar as concepções musicais de Jean-Jacques Rousseau, analisando detalhadamente sua linha argumentativa como também sua abordagem crítica e de censura. Para tanto, utilizamos como ponto de partida o trabalho intitulado Carta sobre a música francesa. Neste trabalho focamos nossa atenção nos aspectos temporais, analisando as circunstâncias que levaram Rousseau a elaboração da Carta. O vetor temporal tem como relação comum a origem das línguas e da música, e de como a língua impacta a música sob os aspectos estéticos e de sonoridade. Assim, tornou-se fundamental que a abordagem sobre o tema fosse elaborada a partir de uma perspectiva histórica sobre a origem das óperas italiana e francesa, e as características musicais vigentes no século das Luzes.por
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to investigate the musical ideas of Jean-Jacques Rousseau, thoroughly analyzing its line of argument as well as his criticism and censorship approach. Therefore, we use as a starting point the work entitled Carta sobre a música francesa. In this paper we focus our attention on the temporal aspects, analyzing the circumstances that led Rousseau to draw up the Carta. The time vector has as common respect the origin of languages and music, and how language impacts the music on the aesthetics and sound. Thus, it is essential that the approach to the subject was drawn from a historical perspective on the origin of the Italian and French operas, and on the opera features in the Age of Enlightenment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-05T17:16:54Z No. of bitstreams: 1 ElieteCruz.pdf: 796051 bytes, checksum: 7d9ab748dc5369bd36b3d0f28f3f6c3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T17:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElieteCruz.pdf: 796051 bytes, checksum: 7d9ab748dc5369bd36b3d0f28f3f6c3c (MD5) Previous issue date: 2017-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectExpressividadepor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectExpressivenesseng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleLinguagem, música e expressividade sob a perspectiva crítica de Rousseaupor
dc.title.alternativeLanguage, music and expressiveness under the critical perspective by Rousseaueng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElieteCruz.pdfDissertação777,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.