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dc.creatorSOUSA, Tauan de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112449187626918por
dc.contributor.advisor1SANT'ANA JÚNIOR, Horário Antunes de-
dc.date.accessioned2017-05-31T19:04:20Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationSOUSA, Tauan de Almeida. Desenvolvimento, barbárie e educação ambiental: reprodução comportamentalista ou construção de enfrentamentos para além do capital? Elementos para uma reflexão crítica acerca do Projeto ECOA. 2016. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1543-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades abertas pelo Programa ECOA de Educação Ambiental Comunitária, realizada por agentes ligados à ALCOA/ALUMAR, empreendimento desenvolvimentista implantado na Zona Rural II de São Luís desde início da década de 1980. Questiona-se, isto posto, se tal iniciativa atua enquanto transmissora de um quadro de valores que, pretensamente, busca apontar indicações no enfrentamento de problemas ambientais, mas resvala na reprodução do atual quadro societário, ou se atua enquanto prática que abre espaço para a atitude crítica e fornece elementos para o enfrentamento da lógica que produz o quadro de problemas hoje nomeado como crise ambiental. Escolheu-se a Zona Rural II de São Luís por esta região, deste o período indicado, ser palco do que a literatura sociológica contemporânea denomina como conflitos ambientais, oriundos da implantação de grandes projetos desenvolvimentistas, seus desdobramentos, e as permanentes investidas para a alocação de novos empreendimentos, os quais vivem a produzir ameaças às comunidades e à continuidade de suas formas de reprodução social, entendidas tanto no âmbito físico quanto simbólico. Para alcançar o intento aqui proposto, a pesquisa envolveu revisão bibliográfica de cunho exploratória, análise documental e entrevistas semi-dirigidas. Esta dissertação tem como pano de fundo a discussão teórica sobre modernidade, desenvolvimento, conflitos ambientais, sustentabilidade e educação ambiental. A pesquisa conclui que o Programa ECOA integra o grupo que a literatura sobre o tema designa como Educação Ambiental conservadora. Portanto, como desdobramento, temos a despolitização da educação ambiental, assim como a não abertura de espaços de enfrentamento aos elementos produtores dos problemas e conflitos socioambientais presentes atualmente na Zona Rural II de São Luís.por
dc.description.abstractThe study aims to reflect on the possibilities opened up by ECOA Program of Comunity Enviromental Education, realized by agents linked to ALCOA/ALUMAR, developmental project implemented in the São Luís’ Rural area II since the early 1980s. It is being questioned if such initiative act as transmitter of a framework of values that, supposedly, seeks pointing directions in tackling environmental problems, but slips in reproduction of the current scenario of society, or act as a practice that open space for criticism and provide elements to face the logic that produces the problems picture today known as the environmental crisis. São Luís’ Rural area II was chosen ‘cause the region, since the indicated period, it’s a stage of what contemporary sociological literature call as environmental conflicts arising from the implementation of development projects, its consequences, and the permanent invested for allocation new ventures, which live to produce threats to communities and the continuity of their social reproduction, understood both in the physical and symbolic context. To achieve the intent here proposed, the research involved literature review with exploratory nature, document analysis and semi-structured interviews. This thesis has as a backdrop the theoretical discussion about modernity, development, environmental conflicts, sustainability and environmental education. The research concludes that the ECOA Program is part of the group that the literature about the theme describes as conservative Environmental Education. Therefore, as a development, we have the depoliticization of environmental education, as well as the closed of spaces of confrontation of the elements that produces the social and environmental problems and conflicts present currently in the São Luís’ Rural Zone II.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-31T19:04:20Z No. of bitstreams: 1 TauanAlmeidaSousa.pdf: 2229688 bytes, checksum: 39876d7e8ede90105aad54f4d8c58c8b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T19:04:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TauanAlmeidaSousa.pdf: 2229688 bytes, checksum: 39876d7e8ede90105aad54f4d8c58c8b (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEducação ambiental conservadorapor
dc.subjectReserva Extrativista de Tauá-Mirimpor
dc.subjectSustentable developmenteng
dc.subjectCritic environmental educationeng
dc.subjectConservative environmental educationeng
dc.subject.cnpqSociologia do Desenvolvimentopor
dc.titleDesenvolvimento, barbárie e educação ambiental: reprodução comportamentalista ou construção de enfrentamentos para além do capital? Elementos para uma reflexão crítica acerca do Projeto ECOApor
dc.title.alternativeDevelopment, barbarism and environmental education: behavioral reproduction or the construction of confrontations beyond capital? Elements for a critical reflection on the ECOA Projecteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

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