Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/152
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PROJETO ESCOLA ATIVA NO MARANHÃO: a prática pedagógica dos professores e supervisores no município de Viana |
Título(s) alternativo(s): | ACTIVE SCHOOL PROJECT MARANHÃO: the teaching of teachers and supervisors in the municipality of Viana. |
Autor: | Souza, Angélica Maria Frazão de |
Primeiro orientador: | RAPÔSO, Maria da Conceição Brenha |
Resumo: | O trabalho investiga as práticas pedagógicas dos professores e supervisores das classes multisseriadas do Ensino Fundamental do Projeto Escola Ativa, no município de Viana-Maranhão. As escolas participantes da pesquisa são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação e ficam situadas na zona rural desse município. Constituíram-se sujeitos da pesquisa professores (as), supervisores (as) e coordenadoras que atuam nessas classes. Utilizou-se, para coleta de dados, análise das entrevistas semi-estruturadas e questionários. Na análise da prática pedagógica do Projeto Escola Ativa, contemplaram-se os aspectos: condições de trabalho, formação, experiência e rotina pedagógica dos professores e supervisores bem como análise e avaliação do Projeto Escola Ativa. Na definição das categorias ou aspectos a serem analisados, dialogou-se com diversos autores, dentre eles, John Dewey; Durkheim, Bourdieu, Passeron e Althusser e, contrapondo-se à visão reprodutivista da educação, Baudelot e Establet e, principalmente, Antonio Gramsci. |
Abstract: | This paper investigates teachers and supervisors pedagogical practices from multi-seriate classes in High School of Escola Viva Project in Viana-Maranhão. The schools which take part in this research are assisted by Education Municipal Department and they are located in rural area in Viana City. The individuals involved in this research are: teachers, supervisors and coordinators who work in these classes. It was used for data collection, semi-structured interviews analysis and questionnaires. In pedagogical practice analysis of Escola Ativa Project , the aspects covered are: working conditions, training, teachers and supervisors pedagogical experience and routine, as well as analysis and evaluation of Escola Ativa Project . In order to define categories or aspects to be analyzed, theories of several authors were studied, such as: John Dewey, Durkheim, Bourdieu, Passeron and Althusser, and finally Baudelot, Establet and particularly Antonio Gramsci to contrast with education reproducible view. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Política pública Escola ativa Pedagogical Practices Public Policy Active School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Educação |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SOUZA, Angélica Maria Frazão de. ACTIVE SCHOOL PROJECT MARANHÃO: the teaching of teachers and supervisors in the municipality of Viana.. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/152 |
Data de defesa: | 26-Jun-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ANGELICA MARIA FRAZAO DE SOUZA.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.