Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Danielle Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4484604424476968por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.date.accessioned2017-05-26T20:53:16Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Danielle Lima. Filosofia da educação: do ideário educacional de Rousseau à sua atualização e recepção na Escola nova. 2014. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1520-
dc.description.resumoA presente dissertação visa debater, no campo da filosofia da educação, o pensamento de Jean-Jacques Rousseau sobre a educação, através da obra O Emílio ou Da Educação (1762), analisando os princípios que influenciaram a chamada Escola Nova, enquanto tendência pedagógica do século XX. Partiu-se da hermenêutica das proposições teóricas a respeito da relação educação, sujeito e subjetividade, tomando como base o contexto histórico-filosófico da Idade Moderna enquanto ambiência material e cultural, que permitiu a emergência de uma pluralidade de ideias acerca do novo paradigma sobre a concepção do homem moderno. Em seguida, debateu-se o projeto pedagógico em Rousseau, na obra supracitada. E, por fim, a reflexão sobre os princípios influenciadores dos pressupostos rousseaunianos para a proposta educativa da Escola Nova, no século XX, situados, especificamente, nas duas primeiras fases de desenvolvimento desta tendência educacional, a partir da seleção de dois autores importantes de cada etapa. Para isso, utilizou-se a classificação de Palácios (1984): a etapa romântica, com Pestalozzi e Fröebel; e a segunda etapa de aprofundamento metodológico com Ferrière e John Dewey. O percurso de análise fora tecido, ainda, sob o debate que permeia o pano de fundo filosófico da concepção educacional escolanovista, expresso no embate entre pedagogia da essência e pedagogia da existência. Justifica-se esta pesquisa pela relevância do tema da educação e sua necessária reflexão filosófica, tendo em vista que, por vezes, certos estudos contemporâneos tem se fixado nas propostas eou técnicas metodológicas esvaziadas de debate de fundo filosófico sobre princípios e fundamentos. Espera-se contribuir de forma interdisciplinar, por meio de reflexões no âmbito da filosofia e da educação, a partir de um aprofundamento do debate sobre os princípios que sustentam as concepções pedagógicas e suas intencionalidades educativas.por
dc.description.abstractThis thesis aims to discuss, in the field of philosophy of education, the thought of JeanJacques Rousseau on education through the work Emile or Education (1762), analyzing the principles that influenced the so-called New School, as an educational trend XX century. Started from the hermeneutics of theoretical propositions about the relationship between education, subject and subjectivity, based on the historical and philosophical context of the modern age as material and cultural ambience that allowed the emergence of a plurality of ideas about the new paradigm on the design of modern man. Then the pedagogical project were discussed in Rousseau, in the above work. Finally, the discussion of the principles of influencers Rousseauvian assumptions for the educational proposal of the New School in the twentieth century, located specifically in the first two phases of development of this educational trend, from the selection of two lead authors of each step. For this, we used the classification Palácios (1984), namely: the romantic stage, with Pestalozzi and Froebel; and the second methodological deepening step with Ferriere and John Dewey. The analysis path out fabric, yet, beneath the debate that permeates the philosophical background of the New School educational concept expressed in the clash between pedagogy and pedagogy of the essence of existence. Justified this search by topic relevance of education and its necessary philosophical reflection, given that sometimes certain contemporary studies has been fixed in the tenders and or methodological techniques devoid of philosophical fundamental debate on principles and foundations. Expected to contribute in an interdisciplinary way through reflections within the philosophy and education, from a deeper debate on the principles underpinning the pedagogical concepts and their educational intentions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-26T20:53:16Z No. of bitstreams: 1 DanielleLimaCosta.pdf: 821121 bytes, checksum: 927e79f761f82035c24aa80c0a14ce8e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T20:53:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielleLimaCosta.pdf: 821121 bytes, checksum: 927e79f761f82035c24aa80c0a14ce8e (MD5) Previous issue date: 2014-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectEscola Novapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNew Schooleng
dc.subject.cnpqFilosofia da Educaçãopor
dc.titleFilosofia da educação: do ideário educacional de Rousseau à sua atualização e recepção na Escola novapor
dc.title.alternativePhilosophy of education: from the educational ideology of Rousseau to its updating and reception in the new Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielleLimaCosta.pdfDissertação801,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.