Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORRALHO, César Henrique de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5667813828400037por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.date.accessioned2017-05-25T21:33:01Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.citationBORRALHO, César Henrique de Paula. A estética da verossimilhança no romance Julia ou A Nova Heloísa de Jean-Jacques Rousseau. 2015. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1515-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada intenciona compreender aspectos filosófico-literários da estética rousseauniana que estabelecem identidade a partir da verossimilhança entre natureza e cultura. Para tal propósito, analisaremos a crítica de Rousseau ao lugar da razão imposto pelos iluministas do século XVIII e a ressignificação desta em seu romance epistolar Júlia ou a Nova Heloísa, que concede primazia ao sentimento e o torna elemento fundamental em sua filosofia condensada no romance entoado pelo amor entre Saint-Preux e Júlia, personagens centrais. Para abordar o problema mencionado, objetiva-se analisar a exaltação da razão no Iluminismo do século XVIII como proposta de progresso humano e as incoerências desta razão apontada por Rousseau como promotora da corrupção e degeneração social. Investigaremos, pois, como se sustenta o deslocamento de foco da razão para o sentimento recomendado por Rousseau a fim de fazer bom uso destas duas faculdades humanas na tentativa de restabelecer os bons costumes. Neste sentido, pretende-se compreender o convite à verossimilhança, à transparência rousseauniana que é espelhada pela vida simples e familiar de Júlia em Clarens, direcionando nossa análise para os limites da representação que se mira em falsos espelhos da realidade e dificulta a interioridade dos sentimentos marcada pela expressividade de um coração sensível desmerecido pela razão.por
dc.description.abstractThe research presented intends understand philosophical and literary aspects of Rousseau's aesthetics that establishi identify from the likelihood of nature and culture. For this purpose we analyze the Rousseau's critic to the place of reason imposed by the Enlightenment of the eighteenth century and the new meaning of this in his epistolary novel Julie or the New Heoise, granting primacy to feeling and makes it a key element in its condensed philosophy in the romance experienced by the love between Santi-Preux and Julia, central characters. To address the mentioned problem, it objectives to analyze the reason for exaltation in the Enlightenment of the eighteenth century as human progress proposal and inconsistencies this reason given by Rousseau as a promoter of corruption and social degeneration. We investigate , therefore, how it holds the right focus shift to the feeling recommended by Rousseau in order to make good use of these two human faculties in an attenpt to restore good manners. In this sense, we intend to understand the call likelihood, the Rousseau transparency that is mirrored by the simple family life Julia in Clarens, directing our analysis to the limits of representation that aim in false mirrors of reality and hinders the inner feelings marked by expression of a sensitive heart undeserved by reason.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-25T21:33:01Z No. of bitstreams: 1 CesarHenriquePaulaBorralho.pdf: 414840 bytes, checksum: 32d2b37309c3c60573504474b9f58592 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T21:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CesarHenriquePaulaBorralho.pdf: 414840 bytes, checksum: 32d2b37309c3c60573504474b9f58592 (MD5) Previous issue date: 2015-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRazãopor
dc.subjectSentimentopor
dc.subjectAmorpor
dc.subjectVirtudepor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectFeelingeng
dc.subjectLoveeng
dc.subjectVirtueeng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleA estética da verossimilhança no romance Julia ou A Nova Heloísa de Jean-Jacques Rousseaupor
dc.title.alternativeThe aesthetics of verisimilitude in the novel Julia or A nova Heloísa by Jean-Jacques Rousseaueng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CesarHenriquePaulaBorralho.pdfDissertação405,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.