Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES, Ana Gardenia Lima Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3359554102559453por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.date.accessioned2017-05-25T19:51:08Z-
dc.date.issued2015-07-27-
dc.identifier.citationMENDES, Ana Gardenia Lima Martins. Estilos de aprendizagem no espaço virtual: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 2015. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1507-
dc.description.resumoEste estudo parte da investigação que pretende verificar se diante das atuais exigências dos paradigmas educacionais, os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Biologia e Matemática e os cursos de Bacharelado em Administração e Administração Pública, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA têm trabalhado de modo a utilizar os recursos e ferramentas disponibilizados pelas TIC sob a perspectiva dos Estilos de Aprendizagem e, conhecer o Estilo de Aprendizagem e o Estilo de Uso do Espaço virtual predominantes entre os educandos destes cursos. A metodologia se perfaz em uma pesquisa quantitativa, compreendendo uma amostra de 206 alunos (68%) dos cinco cursos, analisados por meio de um estudo de caso exploratório-descritivo, utilizando o questionário QUEA de Honey e Alonso (2002) sobre Estilos de Aprendizagem e o questionário Estilo de Uso do Espaço Virtual (BARROS, 2011), além da adaptação de cinco questionamentos elaborados pela autora. Através dos resultados obtidos conseguiu-se identificar o Estilo Reflexivo como o Estilo de Aprendizagem predominante entre todos os cursos analisados e o EUBPEV - Estilo de Uso Busca e Pesquisa no Espaço Virtual (Reflexivo) predominante ao Estilo de Uso do Espaço Virtual. Dos cinco cursos, a maioria dos educandos afirmou: já ter algum conhecimento prévio sobre as duas teorias, com exceção do Curso de Licenciatura em Biologia; nunca ter analisado anteriormente o Estilo de Aprendizagem predominante, e; considera que os recursos utilizados pelos cursos os quais participam conseguem envolver os vários Estilos de Aprendizagem. Conclui-se que com estas informações sobre os Estilos de Aprendizagem, podemos obter orientações, percepções e caminhos que possibilitem reconhecer as peculiaridades e preferências dos indivíduos envolvidos, e assim projetar significativas estratégias a serem utilizadas no cotidiano escolar.por
dc.description.abstractThis study of the research that you want to verify that before the current requirements of educational paradigms, the Degree courses in Pedagogy, Biology and Mathematics and Bachelor courses in Business Administration and Public Administration, in the distance, from the Federal University of Maranhão - UFMA They have worked in order to use the resources and tools made available by ICT from the perspective of learning styles and know the learning style and the virtual space of Use style prevalent among students of these courses. The methodology makes up into a quantitative research, including a sample of 206 students (68%) of the five courses, analyzed through a study of exploratory and descriptive case using the quea questionnaire Honey and Alonso (2002) on learning styles and the questionnaire Virtual Space Use Style (BARROS, 2011), as well as adaptation five questions prepared by the author. Through the results it was possible to identify the Reflective Style as the predominant learning style among all analyzed courses and EUBPEV - Style of Use Search and Research in Virtual Space (Reflective) predominantly to the Virtual Space Use Style. Of the five courses, most students said, already have some prior knowledge of the two theories, except for the Degree in Biology; never previously analyzed the predominant learning style, and; considers that the resources used for the courses which can involve participating in various learning styles. It was concluded that with this information on learning styles, we can get directions, perceptions and ways that allow recognize the peculiarities and preferences of the individuals involved, and so significant design strategies to be used in everyday school life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-25T19:51:08Z No. of bitstreams: 1 AnaGardeniaMendes.pdf: 3581884 bytes, checksum: be51ddf47774f1546282b87aa9887b14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T19:51:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaGardeniaMendes.pdf: 3581884 bytes, checksum: be51ddf47774f1546282b87aa9887b14 (MD5) Previous issue date: 2015-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEstilos de Aprendizagempor
dc.subjectEstilo de Uso no Espaço Virtualpor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectLearning Styleseng
dc.subjectUsage Style in the Cyberspaceeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleEstilos de aprendizagem no espaço virtual: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMApor
dc.title.alternativeLearning styles in the virtual space: a study with students of the distance courses of the Federal University of Maranhão - UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaGardeniaMendes.pdfDissertação3,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.