Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1506
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso das ferramentas da Web 2.0 no processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa: um estudo na escola de Idiomas Yázigi na cidade de São Luís
Título(s) alternativo(s): The use of Web 2.0 tools in the teaching-learning process of the English Language: a study at the Yázigi Language School in the city of São Luís
Autor: ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Resumo: Considerando-se a sociedade em rede, o uso de tecnologias e o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, esta pesquisa - que tem como metodologia o estudo de caso – examinou em que medida o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Além disso, verificou-se como se dá a utilização das TIC nas aulas de Inglês, assim como foram identificadas as ferramentas da web 2.0 mais usadas no ensino-aprendizagem da língua em estudo. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar as potencialidades das ferramentas da web 2.0 e as suas utilizações junto ao corpo docente e discente da escola de idiomas Yázigi, em São Luís, Maranhão. Foram gerados dados de docentes e discentes através da aplicação de questionários, realização de grupos focais e observações não-participantes. Os dados gerados pelas questões fechadas foram tratados com estatística simples, por meio do software Excel, ao passo que as questões abertas, referentes aos questionários e às narrativas dos grupos focais, foram tratadas utilizando-se a análise de conteúdo das falas e opiniões das amostras obtidas. Em seguida, foi realizada uma análise de todos os dados gerados, de forma a correlacioná-los, obtendo-se conclusões mais precisas acerca do uso das ferramentas da web 2.0 no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, por parte dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Parte dos dados gerados foi analisada tendo em mente os oito princípios do Conectivismo (indicados por Siemens, 2004), assim como os objetivos propostos nesta pesquisa desde o seu início. Concluiu-se que as ferramentas da web 2.0 são utilizadas pelos docentes desde o planejamento de suas aulas até o uso em sala de aula, passando também pelo acompanhamento de resultados de aprendizagem via ferramentas de comunicação instantânea, ou não, grupos no Facebook e aplicativo WhatsApp, bem como através do acompanhamento de resultados de atividades realizadas pelos discentes no portal da escola, o House of English. Os discentes utilizam as ferramentas da web 2.0 de forma orgânica, não consciente, para o estudo da língua-alvo. Percebeu-se que, para eles, o Inglês é um meio de se obter informações na web, bem como desenvolver tarefas diversas, não sendo percebido um planejamento estruturado para se estudar a língua. Entretanto, ambos os grupos afirmaram ser importante o uso de tais ferramentas, além dos discentes terem inferido que o interesse por estudar a língua-alvo aumenta quando as ferramentas da web 2.0 são usadas em aula. Também foi observado durante a pesquisa que o uso de dispositivos móveis tem favorecido novas formas de estudo da língua, uma vez que os aprendizes dão preferência ao uso de aplicativos que congreguem em si exercícios e games, com resultado imediato, bem como a possibilidade de comunicação instantânea com o seu professor. Portanto, abrem-se novas perspectivas de estudo em torno das ferramentas relacionadas à Mobile Learning.
Abstract: This case study research questioned in which way the use of information and communication technologies (ICT) facilitates the English teaching and learning process taking into consideration the network society and the use of technologies for this purpose. In addition, the way ICT are used in English classes was verified, along with the web 2.0 tools most used in the process. Thus, the general objective of this research was to investigate the potential of web 2.0 tools and their use by teachers and students at Yázigi language school, in São Luís, Maranhão. Data from teachers and students were gotten through questionnaires, focus groups and non-participant observations. The data achieved by closed questions were treated with simple statistics supported by Excel software, while open questions concerning the questionnaires and narratives from the focus groups were treated using the content analysis of the statements and opinions regarding the samples. After that, an analysis of all data collected from the subjects involved in the research was carried out in order to correlate them obtaining more accurate conclusions about the use of Web 2.0 tools in the English teaching and learning process by the subjects who took part in the research. Part of the data generated was analyzed keeping in mind the eight principles of Connectivism (indicated by Siemens, 2004), as well as the objectives proposed in this study since its beginning. It was concluded that web 2.0 tools are used by teachers for the planning of lessons and their use in the classroom. In addition, they are used for monitoring learning outcomes via instant (or non-instant) messaging tools, Facebook groups and WhatsApp as well as for monitoring activities results performed by students using House of English. On the other hand, the students use the web 2.0 tools to study the target language in an organic, not conscious, way. It was noticed that they use English as a means of obtaining information on the web as well as developing various tasks, although a language structured study plan was not perceived. Nevertheless, both groups assured it was important to use those tools. Moreover, students have inferred that their interest in studying the target language increases as web 2.0 tools are used in class. It has also been observed throughout the research that the use of mobile devices has fostered new forms of language study, since the learner prefers the use of applications that associates exercises and games with immediate results, and the possibility of instant communication with the teacher. Therefore, new possibilities of studies about the tools related to mobile learning come up.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ferramentas
Língua Inglesa
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Web 2.0
Teaching and learning
Tools
English Language
Information and Communication Technologies (ICT)
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota. O uso das ferramentas da Web 2.0 no processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa: um estudo na escola de Idiomas Yázigi na cidade de São Luís. 2015. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1506
Data de defesa: 16-Jul-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OdlaPatriotaAlbuquerque.pdfDissertação5,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.