Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Luiza Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002049242487940por
dc.contributor.advisor1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.date.accessioned2017-05-25T19:27:33Z-
dc.date.issued2016-01-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luiza Carvalho de. Esquina da pesquisa: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura da modalidade EaD da UFMA. 2016. 249 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1505-
dc.description.resumoA pesquisa descreve o processo de concepção, elaboração e validação de um Material Educacional Digital, denominado Esquina da Pesquisa, que objetiva subsidiar os alunos dos cursos de Licenciatura a distância da UFMA no desenvolvimento de competências necessárias ao pesquisador, com base na proposta metodológica de Educar pela Pesquisa, de Pedro Demo (2011c). O trabalho resulta de um estudo multi-metodológico, que se enquadra nas chamadas Metodologias de Desenvolvimento (COUTINHO; CHAVES, 2001; ARREDONDO, 2014), com abordagens quantitativa e qualitativa, que contemplaram os processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da qualidade pedagógica do protótipo, e que envolveram: o estudo bibliográfico e exploratório, a fim de definir o referencial filosófico-pedagógico e teórico metodológico; a elaboração do Design Pedagógico e do protótipo; e a avaliação ergonômico-pedagógica, realizada por meio de testes prospectivos com o usuário, tendo por base os critérios de ergonômicos de usabilidade de Christian Bastien e Dominique Scapin (1993); e de entrevista semiestruturada com base nos critérios de qualidade formal e política definidos por Demo (2005a; 2006), ambos realizados com um público de 5 (cinco) professores que atuam na EaD. Os instrumentos e técnicas de pesquisa foram analisados por meio de estatística simples e análise de conteúdo, respectivamente. Por se tratar de uma pesquisa transdisciplinar, que incorre num percurso teórico-metodológico não linear e recursivo, fez-se necessário, para a concepção do protótipo, uma revisão de literatura abrangente, que discutiu: a relação entre a ciência e o processo de ensino e aprendizagem, apresentando uma perspectiva reconstrutiva e transdisciplinar de conceber a aprendizagem; a Universidade e sua relação com a pesquisa; a aprendizagem online e suas possibilidades no contexto da complexidade; e o Educar pela Pesquisa, que fundamenta a pesquisa como princípio científico e educativo. Os dados obtidos possibilitaram concluir que a interface e a proposta pedagógica do Material Educacional Digital desenvolvido constituem, de fato, uma estratégia diferenciada para o processo de ensino e aprendizagem da Pesquisa, e que esta pode ser incorporada como atitude cotidiana, tanto em sua face formal, quanto política.por
dc.description.abstractThis research describes the process of designing, developing and validating an educational digital material called: Research Corner - which aims at supporting students taking distance education Bachelor‟s degrees at UFMA with the development of skills needed to research, based on the methodological approach of Educating by Searching by Pedro Demo (2011c). The work is the result of a multi-methodological study which fits into the so-called Development Methodologies (Coutinho, KEYS, 2001; ARREDONDO, 2014), with quantitative and qualitative approaches that contemplated the processes of designing, developing and evaluating the educational quality of the prototype, and involving a bibliographical and exploratory study in order to define: the philosophical and pedagogical framework as well as its methodological theory; the development of the educational design and prototype; and its ergonomic-educational evaluation, conducted through prospective tests with the user, based on the Ergonomic Criteria of Usability supported by Christian Bastien and Dominique Scapin (1993); and semi-structured interview based on the criteria of formal and political quality defined by Demo (2005a; 2006), both of them performed with an audience of five (5) teachers who work in distance education. Instruments and research techniques were analyzed using simple statistics and content analysis accordingly. Since it is a transdisciplinary research which incurs a nonlinear theoretical and methodological approach as well as a recursive one, a comprehensive literature review was needed in order to design the prototype and it included: (1) the relationship between science and the teaching and learning process with a reconstructive and interdisciplinary approach to design learning; (2) the university and its relationship with the research; (3) online learning and its possibilities in the context of complexity; and (4) Educating by Searching that underlies this study as a scientific and educational principle. The data collected helped us to understand that (a) the interface and the pedagogical proposal of the educational digital material developed are; in fact, a singular strategy for the teaching and learning process regarding research, and (b) that it can be incorporated as a daily attitude, both in its formal and political forms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-25T19:27:33Z No. of bitstreams: 1 LuizaCarvalhoOliveira.pdf: 6164186 bytes, checksum: dbadf69c1a656cb5f6a2b14b476ffaaf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T19:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuizaCarvalhoOliveira.pdf: 6164186 bytes, checksum: dbadf69c1a656cb5f6a2b14b476ffaaf (MD5) Previous issue date: 2016-01-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectMaterial Educacional Digitalpor
dc.subjectComplexityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectEducational digital materialeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleEsquina da pesquisa: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura da modalidade EaD da UFMApor
dc.title.alternativeResearch Corner: a proposal to educate undergraduate students of UFMA's EaD modality through researcheng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizaCarvalhoOliveira.pdfDissertação6,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.