Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Nataniel Mendes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147577875721897por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.date.accessioned2017-05-25T19:11:19Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationSILVA, Nataniel Mendes da. A metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA. 2015. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1504-
dc.description.resumoA pesquisa tem como propósito avaliar as potencialidades da metodologia WebQuest para o ensino e a aprendizagem de Literatura. A WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet. O trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 31 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública federal na cidade de São Luís/Maranhão (Brasil). No decorrer do estudo são examinados os desafios e potencialidades da metodologia no que concerne ao interesse dos alunos pela discussão da obra Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. Durante a pesquisa, foi desenvolvida e aplicada aos alunos a WebQuest intitulada Aventura na Web com Clarice Lispector. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários e entrevista com os alunos. Os dados obtidos indicam que a metodologia WebQuest constitui uma boa estratégia pedagógica para o ensino de Literatura e que, quando associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pela discussão de obras literárias.por
dc.description.abstractThe research is aimed at evaluating the potential of the WebQuest methodology for teaching and learning literature. A WebQuest is an inquiry-oriented activity in which some or all of the information that learners interact with comes from resources on the internet. The work from a qualitative case study carried out with 31 students of the third year from a public high school in São Luís/MA (Brazil). The challenges and potential of the methodolgy were examined regarding the students interest in discussing the book Near to the Wild Heart, by Clarice Lispector. A WebQuest entitled Web Adventure with Clarice Lispector was developed and applied to the students during the research. Data collection was conducted through that the WebQuest methodology is a good pedagogical strategy for teaching literature and when it is associated with Web 2.0 tools, it stimulates curiosity, authorship, student's creativity and interest in discussing literary works.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-25T19:11:19Z No. of bitstreams: 1 NatanielMendesSilva.pdf: 4826125 bytes, checksum: 3f6526067fd988f625de88fdddd4de0d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T19:11:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NatanielMendesSilva.pdf: 4826125 bytes, checksum: 3f6526067fd988f625de88fdddd4de0d (MD5) Previous issue date: 2015-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleA metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMApor
dc.title.alternativeThe webquest methodology in the literature class: a case study with students of the 3rd year of high school of the IFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatanielMendesSilva.pdfDissertação4,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.