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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA JÚNIOR, José Alberto Campos dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469469796564596por
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvano Alves Bezerra dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011106442007433por
dc.contributor.referee1LIMA, Jarbas Couto ept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809906196367776por
dc.contributor.referee2Conceição, Francisco Gonçalves dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711152287797632por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:22Z-
dc.date.available2015-11-25pt_BR
dc.date.issued2014-03-08pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, José Alberto Campos de. BANDEIRA DE AÇO: música, identidade e cultura popular no Maranhão. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/14-
dc.description.resumoNo Maranhão, desde os anos 1980, criou-se pelos meios de comunicação de massa o denominativo música popular maranhense para definir a produção musical dos compositores e intérpretes maranhenses após o lançamento do LP Bandeira de Aço, gravado por Papete, em 1978, e lançado pelo selo Discos Marcus Pereira. O disco serviu de referência para que surgisse um movimento de artes integradas à base da autenticidade do modo de vida maranhense, condensando-se no esforço estético, artístico, político e cultural, de musicalidade regional, mas inserida na proposta de ser uma expressão poético-musical brasileira. Fundamentada em teóricos como Pierre Bourdieu, Renato Ortiz, Raymond Williams, esta pesquisa quer compreender de que maneira Bandeira de Aço serviu como símbolo de identidade cultural regional integrada à ideia de nação, acompanhando o fluxo e os movimentos em torno da estruturação da música popular brasileira (MPB), no trânsito entre o nacional-popular e a industrialização do mercado de discos. O primeiro capítulo aborda a transição das representações sobre identidade cultural no Maranhão, antes vinculada à tradição e cânones literários, até chegar às apropriações da cultura popular. O segundo capítulo discute como a música popular foi utilizada na construção social da ideia de nação brasileira, por meio do mercado de bens simbólicos e produtos culturais com o advento dos meios de comunicação de massa até a consolidação da indústria fonográfica na década de 70. O terceiro capítulo analisa o disco Bandeira de Aço, buscando compreender as relações de apropriação do material artístico (as canções) em produto comercial (o disco) e de que maneira ele serviu para estruturar o campo simbólico denominado de música popular maranhense .por
dc.description.abstractIn Maranhão, since the 80 s, it was created by the mass media communication the nomenclature "maranhense popular music" to define the musical production of composers and interpreters maranhenses after the release of the LP Bandeira de Aço (Flag Steel), recorded by Papete in 1978 and released by label Discos Marcus Pereira. The album served as a reference to arise a integrated arts movement based on the authenticity of the maranhense way of life , condensing the aesthetic , artistic, political and cultural effort, from regional musicality, but inserted in the proposal to be a poetical expression Brazilian music. Based on theoretical like Pierre Bourdieu, Renato Ortiz, Raymond Williams, this research intend to understand how Bandeira de Aço (Flag Steel) served as a symbol of regional cultural identity integrated to the idea of nation, following the flow and movement around the structure of Brazilian popular music (MPB), between the national- popular and industrialization of the disk market. The first chapter discusses the transition of representations of cultural identity in Maranhão, before linked to tradition and literary canons, until achieve to the appropriations of popular culture. The second chapter discusses how popular music was used in the social construction of the idea of the Brazilian nation, through the market of symbolic goods and cultural products with the advent of mass media to the consolidation of the phonographic industry market in the 70's. The third chapter analyzes the album Bandeira de Aço (Flag Steel) hard, trying to understand the relationship of appropriation of artistic material (songs) into a commercial product (the disk) and how it served to structure the symbolic field called "maranhense popular music."eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JOSE ALBERTO CAMPOS DE OLIVEIRA JUNIOR.pdf: 1056887 bytes, checksum: 62fc6d9b97d70ba99d680195b3db5a12 (MD5) Previous issue date: 2014-03-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbandeira de açopor
dc.subjectmúsica popular maranhensepor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectcultura brasileirapor
dc.subjectflag steeleng
dc.subjectmaranhense popular musiceng
dc.subjectidentityeng
dc.subjectbrazilian cultureeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleBANDEIRA DE AÇO: música, identidade e cultura popular no Maranhãopor
dc.title.alternativeSTEEL FLAG: music; identity and popular culture in maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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