Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Edileide Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9360617111259627por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.date.accessioned2017-05-24T21:33:25Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.citationLIMA, Edileide Santos. Evasão na modalidade a distância: um estudo no curso de licenciatura em Pedagogia a distância da UEMA. 2015. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1498-
dc.description.resumoO crescimento de cursos a distância no Brasil é uma realidade, principalmente, os de graduação, desde a sua regularização na LDB 9394/96, no decreto 5.622 de 2005 e do surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar do crescimento dessa modalidade de ensino, há uma problemática que preocupa a todos, trata-se da evasão que é significativa. Dessa forma, essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada acerca da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, realizada na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) mediada pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet). Objetivou-se, investigar as causas da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância no período de 2009 a 2013. Empreendeu-se um estudo misto, quantitativo e qualitativo, um estudo de caso, utilizando-se para a coleta de dados, o questionário online para a coordenação de curso, a coordenação de polo presencial, os tutores a distância e os alunos evadidos do no período citado com a finalidade de entender a estrutura administrativa e pedagógica do referido curso, bem como as causas da evasão. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental com o intuito de melhor entender o objeto investigado. Após a coleta de dados, os quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os qualitativos pela análise de conteúdo. Concluiu-se que a evasão é resultado de um conjunto de fatores desde aspectos pessoais, pedagógicos, tecnológicos e de interação, dentre eles o mais significativo foram os aspectos pessoais.por
dc.description.abstractThe growth of distance learning in Brazil is a reality - mainly the undergraduate courses since its regularization by the LDB 9394/96 (decree 5.622 from 2005) and the appearance of Brazil Open University (UAB). Despite the growth of this kind of education, there is a problem that worries everyone: its significant evasion. Thus, this dissertation is the result of a survey about evasion concerning the Education undergraduate Course, held at the State University in Maranhão (UEMA) - specifically in the Technology Center for Education (UemaNet). This study aimed at investigating the causes of evasion in the Education undergraduate Course (distance learning) from 2009 to 2013. In order to have this research carried out, a quantitative and qualitative study, a case study, as well as an on-line questionnaire applied to the course general coordination, local coordination, tutors and dropout students from the period mentioned were held to understand the administrative and pedagogical structure of the course and the causes of evasion. In addition, bibliographic and documentary analysis was performed with the aim at better understanding the investigated object. After collection, quantitative data were analyzed using descriptive statistics and qualitative data were studied through content analysis. It was concluded that the escape was the result of a number of factors, from personal, pedagogical, technological and interaction, including the most significant were the personal aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-24T21:33:25Z No. of bitstreams: 1 EdileideSantosLima.pdf: 1928796 bytes, checksum: 7cd66567aa5ea1fea56f0f328c6adfcb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T21:33:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdileideSantosLima.pdf: 1928796 bytes, checksum: 7cd66567aa5ea1fea56f0f328c6adfcb (MD5) Previous issue date: 2015-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectUemaNetpor
dc.subjectDistance Learningeng
dc.subjectEvasioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEvasão na modalidade a distância: um estudo no curso de licenciatura em Pedagogia a distância da UEMApor
dc.title.alternativeEvasion in the distance modality: a study in the degree course in Pedagogy distance from the UEMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdileideSantosLima.pdfDissertação1,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.