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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | COSTA, Alexandre Bruno Gouveia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7285186141325870 | por |
dc.contributor.advisor1 | FAÇANHA, Luciano da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T20:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-26 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Alexandre Bruno Gouveia. Cinema e filosofia : Um estudo da narrativa cinematográfica maranhense das Jornadas por meio da tríplice mímesis. 2015. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1495 | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação resulta da pesquisa sobre a produção audiovisual maranhense que compreende o final da década de 70 e parte da década de 80, por incluirmos produções em Super-8 e em 16mm, respectivamente: Periquito Sujo (1979), Greve da meia passagem (1979-1980) e Quem matou Elias Zí? (1986), Bandeiras Verdes (1988) com o objetivo de investigar o potencial de comunicabilidade e de representatividade destas obras para a manutenção de uma identidade cinematográfica a partir da metodologia com base na tríplice mímesis e na construção das identidades narrativas. O referencial empírico da pesquisa são obras fílmicas maranhenses premiadas nas edições das Jornadas cinematográficas, movimento importante para a construção e manutenção da identidade narrativa cinematográfica maranhense. A partir da tríplice mímesis, conceito referendado por Paul Ricoeur (2012), será possível compreender como as narrativas fílmicas, que passam por questões éticas, têm início nas condições mais amplas do entorno social e cultural de inserção dos acontecimentos narrados e somente se completam no momento da leitura, neste caso visual, com a participação efetiva do espectador. | por |
dc.description.abstract | This dissertation results of research on the Maranhão audiovisual production comprising the late 70's and part of the 80s, for we include production in Super-8 and 16mm, respectively: Periquito Sujo (1979), Greve da meia passagem (1979-1980), Quem matou Elias Zí? (1986), Bandeiras Verdes (1988) in order to investigate the potential for communicability and representativeness of these works to maintain a cinematic identify from the methodology based on the triple mimesis and construction of narrative identities. Empirical research framework Maranhão film works are awarded on the issues of cinematrographic Days, important movement for the construction and maintenance of Maranhão cinematic narrative identify. From the triple mimesis concept endorsed by Paul Ricoeur (2012), you can understand how filmic narratives that pass for ethical reasons, begin in broader terms of social and cultural environment insertion of the events narrated and only complete in the times of reading, this visual event, with effective participation of the viewer. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-24T20:52:34Z No. of bitstreams: 1 AlexandreBrunoCosta.pdf: 1706287 bytes, checksum: 26afdd10399a7c0b581420813a86df96 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-24T20:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexandreBrunoCosta.pdf: 1706287 bytes, checksum: 26afdd10399a7c0b581420813a86df96 (MD5) Previous issue date: 2015-10-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Super-8 | por |
dc.subject | 16mm | por |
dc.subject | Tríplice Mímesis | por |
dc.subject | Identidade narrativa | por |
dc.subject | Jornada | por |
dc.subject | Triple Mimesis | eng |
dc.subject | Narrative identity | eng |
dc.subject | Journey | eng |
dc.subject.cnpq | Artes do Vídeo | por |
dc.title | Cinema e filosofia : Um estudo da narrativa cinematográfica maranhense das Jornadas por meio da tríplice mímesis | por |
dc.title.alternative | Cinema and philosophy: A study of the Maranhão cinematographic narrative of the Days through the threefold mimesis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AlexandreBrunoCosta.pdf | Dissertação | 1,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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