Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Eliza de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806570154981316por
dc.contributor.advisor1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.advisor-co1Domingo, Reinaldo Portal-
dc.date.accessioned2017-05-23T20:34:33Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.identifier.citationROCHA, Eliza de Oliveira. O ensino de música para alunos cegos em classe regular de ensino no Colégio Universitário da UFMA. 2016. 111 F. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1483-
dc.description.resumoEsta pesquisa procura relatar uma experiência pedagógico-musical desenvolvida no Colégio Universitário da UFMA com alunos cegos no contexto da classe regular de ensino. Para isso apontará as principais leis e documentos internacionais e nacionais que tratam da educação como direito de todos, mais efetivamente desde o ano de 1945, na ocasião da criação da ONU, até os dias atuais e que influenciam nossa prática docente diária. Também contextualizará historicamente a trajetória do ensino de música e o carácter universal que ele foi adquirindo ao longo do século XX e início do presente século. E por fim, realizará um trabalho pedagógico-musical, no formato de oficina de música, desenvolvida no Colégio Universitário da UFMA com alunos cegos no contexto da classe regular de ensino. Neste sentido, pretende-se responder ao seguinte problema: “como ensinar música para alunos cegos no contexto de uma classe regular de ensino no COLUN/UFMA?”. De caráter analítico descritivo e abordagem qualitativa, esta pesquisa se utiliza da modalidade de pesquisa-ação. Os dados foram coletados em pesquisa de campo, através de observação pessoal direta, registros de aulas por meio de relatórios, fotos, gravações em áudio e vídeo, além de entrevistas semi-estruturadas buscando obter o feedback dos alunos com relação à proposta em questão. Os resultados revelam que o professor precisa conhecer as referências legais sobre a educação para todos e as inovações e descobertas no campo da pedagogia musical a fim de traçar um caminho metodológico possível de ser trabalhado em um contexto múltiplo, cujo os encaminhamentos sejam flexíveis e que contemplem todos os alunos.por
dc.description.abstractThis research intends to present a musical-pedagogical work with blind students in the regular classes of the educational system in the Enforcement school of the Federal University of Maranhão - COLUN/UFMA. Therefore, it will bring the main international and national laws and documents that treat the education as a right of all, since 1945, when was created the ONU, until nowadays, which have influence in the daily teaching labor. It will also contextualize, historically, the music teaching trajectory and the universal feature that it has taken during the 20th century and beginning of the present century. And finally, it will make a musical-pedagogical experience which was developed in COLUN/UFMA with the the blind and non-blind students in the regular classes of the educational system as a music workshop. In this context, we intend to answer the following problem “How can we teach music for the blind students of the regular classes in COLUN/UFMA?”. In an analitic-descritive, and qualitative approach, this research uses the search-action modality. The date of this research were colected in field survey, through direct personal observation, record of the classes gotten by reports, pictures, audio and video records and semi-structured interviews searching for a feedback from the students about the focused proposal. It was shown by the results that, the teachers need to know the legal references about the education for all, and the innovations discovered in the musical-pedagogy in order to draw a methodological way that can be executed in a manifold context, which the referrals must be flexile and reach all the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-23T20:34:33Z No. of bitstreams: 1 ElizaOliveiraRocha.pdf: 1586885 bytes, checksum: 9c148927a5191e490b22f540d4257a72 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T20:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElizaOliveiraRocha.pdf: 1586885 bytes, checksum: 9c148927a5191e490b22f540d4257a72 (MD5) Previous issue date: 2016-07-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOficina de músicapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectAlunos cegospor
dc.subjectJogos musicaispor
dc.subjectClasse regularpor
dc.subjectMusical Educationeng
dc.subjectMusic Workshopeng
dc.subjectMusical Gameseng
dc.subjectBlind Studentseng
dc.subjectRegular classeseng
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleO ensino de música para alunos cegos em classe regular de ensino no Colégio Universitário da UFMApor
dc.title.alternativeThe teaching of music for blind students in a regular classroom at the University College of UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElizaOliveiraRocha.pdfDissertação1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.