Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniel Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809945530879375por
dc.contributor.advisor1PASCUCCI, Maria Verónica-
dc.date.accessioned2017-05-23T20:07:09Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Ferreira. Ensino instrumental na escola básica e sua aplicação na U. E. B. Gomes de Sousa, São Luís-MA. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1481-
dc.description.resumoEste estudo objetivou a aplicação de uma metodologia de ensino voltada à prática de instrumentos musicais na escola U.E.B. Gomes de Sousa, localizada na Vila Maranhão, como forma complementar ao ensino e aprendizagem musical dos alunos das series finais do ensino fundamental e suas possíveis contribuições na reflexão acerca da aplicabilidade e importância do ensino instrumental, bem como, oferecer uma visão de como a educação musical e a prática instrumental podem integrar o currículo da educação básica. Para uma melhor compreensão desta realidade, realizamos um levantamento sobre os programas do ensino musical instrumental em sistemas educacionais de outros países. Para melhor fundamentar nossa prática, analisamos o trabalho de pedagogos e de estratégias de ensino que podem coadunar e enriquecer nossa abordagem, no qual, apresentamos a filosofia Suzuki, a teoria da aprendizagem fundamentada em Edwin Gordon e à utilização do método coletivo de ensino de instrumentos de orquestra Da Capo Tutti do Prof. Dr. Joel Barbosa. Como principal procedimento metodológico na realização deste trabalho de pesquisa, lançamos mão da pesquisa-ação, visando tecer elos entre a teoria e a prática diante da aplicação do projeto de iniciação instrumental, investigando suas possíveis contribuições e resultados educacionais, sociais e políticos para área da educação musical instrumental. A partir dos resultados alcançados foi possível perceber os desafios sobre as questões acerca da concepção dos currículos e da implementação de programas de formação instrumental que contemplem alunos da Educação Básica, além de ser capaz de avaliar os significativos ganhos na construção da diversidade de caminhos da educação musical. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que o ensino instrumental aplicado à escola básica pode servir como meio de fortalecimento do ensino de música neste contexto, haja visto o interesse natural dos jovens pela arte musical e a abrangência educacional que este ensino oferece, servindo como como modelo para a idealização de um percurso para o ensino instrumental e sua implementação efetiva nas escolas brasileiras.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyzing the application of a teaching methodology based on musical instruments practices in U.E.B. Gomes de Sousa school. This institution is located in the suburb of Sao Luis named as Vila Maranhão. The methodology is characterized as a complementary way to the music art teaching and learning process of the students enrolled in the final levels of the elementary school. Moreover, its contributions on the thinking about the applicability and importance of instrumental teaching as well as its capability to offer a vision of how musical education and instrumental practices can integrate the curriculum of the basic education were taken in account. For a better comprehension regarding to the reality of this method, it was conducted a profound research on the instrumental music teaching programs adopted in other countries educational systems. To improve the practice used here, the methodology used by teachers and teaching strategies that can be consistent and enrich the approach of this research were analyzed. Among them, it could be mentioned the Suzuki philosophy, the fundamental learning theory based on Edwin Gordon, and the usage of the teaching collective method tools knows as orchestra Da Capo Tutti from Prof. Dr. Joel Barbosa. As the main methodological procedure in order to carrying out this research work, it was done a kind of research-action. This aimed to make links between theory and practice on the application of instrumental project onset practices by investigating their contributions and results on the educational, social and political outcomes for the area of instrumental music education. The results achieved allowed to perceive the challenges on the issues about the curriculum concepts and implementation of instrumental training programs to provide a complementary background to the students enrolled in the basic education system. Furthermore, the results enable to evaluate the significant gains during the construction process of various diversity ways to be followed in the music learning. To sum up, through all the research carried out and pedagogical suggestions, it was possible to confirm that the instrumental teaching process applied to the elementary school acted as a strengthening way to consolidate the music teaching in this context. Moreover, was observed a natural interest in musical art from the part of youth people and comprehensiveness that this practice offers. Finally, this practice serves as a model of idealization for an effectiveness way to implement musical instruments teaching routine in all Brazilian schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-23T20:07:09Z No. of bitstreams: 1 DanielFerreiraSantos.pdf: 2541300 bytes, checksum: 33cb0782043a688ec9476e645bc46ee5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T20:07:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielFerreiraSantos.pdf: 2541300 bytes, checksum: 33cb0782043a688ec9476e645bc46ee5 (MD5) Previous issue date: 2016-07-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEnsino instrumentalpor
dc.subjectOrquestra escolarpor
dc.subjectMusic Educationeng
dc.subjectInstrumental teachingeng
dc.subjectSchool orchestraeng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleEnsino instrumental na escola básica e sua aplicação na U. E. B. Gomes de Sousa, São Luís-MApor
dc.title.alternativeInstrumental teaching in the basic school and its application in U. E. B. Gomes de Sousa, São Luís-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielFerreiraSantos.pdfDissertação2,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.