Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/148
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE PEDAGOGICAL TRAINING OF TEACHING FOR EDUCATION HIGH IN THE CITY OF IMPERATRIZ - MARANHÃO
Autor: Oliveira, José Batista de
Primeiro orientador: SOUSA, Antonio Paulino de
Resumo: A formação pedagógica da docência para a educação superior reflete sobre a formação pedagógica como elemento que ganhou importância na década de 1990 no Brasil, diante das exigências que são colocadas ao trabalho docente no 3º grau, provenientes das mudanças que envolveram o mundo a partir das últimas décadas do século XX. O trabalho apresenta a revolução científico-tecnológica, o neoliberalismo e a globalização como fatores que têm dado sustentação à sociedade informacional, desencadeando a reforma do Estado e as políticas neoliberais para a educação superior, acabando por interferir na formação de seus professores. Reflete sobre as compreensões de docência na educação superior, situando-as historicamente desde a criação dos cursos superiores em 1808, passando pela criação da universidade brasileira em 1920 e chegando ao novo modelo de universidade que vem se implantando no Brasil a partir da década de 1990, com a reforma do Estado brasileiro. Investiga a formação pedagógica oferecida pelo curso de pós-graduação (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior existente em duas instituições de ensino em Imperatriz.
Abstract: The teaching pedagogical graduation for the university education contemplates the pedagogical graduation as an element that gained importance in the 1990 s in Brazil, before the demands which are put upon the educational work in the university education, coming from the changes that involved the world right from the last decades of the XX century. It presents the scientific-technological revolution, the neoliberalism and the globalization as factors which have been giving support to the informational society unchaining the reform of the State and the neo-liberal polictics for the university education, coming to interfering in its teacher s graduation. It contempaltes the teaching undertandings in the university education settling them historically from the establishment of the university courses in 1808, going by the foundation of the Brazilian university in 1920 an arriving at the new university model that has been implemented in Brazil starting from the 1990 s with the reform of the Brazilian State. It investigates the pedagogical graduation offered by the post-graduation course (lato sensu) in Methodology of the Higher Education offered by tow teaching institutions in Imperatriz.
Palavras-chave: Educação Superior
Docência
Formação Pedagógica
University Education
Teaching
Pedagogical Graduation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: OLIVEIRA, José Batista de. THE PEDAGOGICAL TRAINING OF TEACHING FOR EDUCATION HIGH IN THE CITY OF IMPERATRIZ - MARANHÃO. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/148
Data de defesa: 18-Mar-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jose Batista de Oliveira.pdf203,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.