Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Carlos Eduardo Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2397966963051848por
dc.contributor.advisor1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.date.accessioned2017-05-23T19:05:36Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Carlos Eduardo Guimarães. Recriprocidade mimética: orientações teórico-metodológicas para uma pedagogia do teatro relativas ao comportamento de apropriação desenvolvido e estimulado em sociedade. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1478-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação acerca do comportamento mimético desenvolvido em sociedade e sobre como o teatro pode se apropriar do debate de problemas relacionados, sobretudo, à consciência moral. Resgatando o conceito de mímesis em seu contexto clássico e acrescentando contribuições teóricas contemporâneas, esta pesquisa busca conduzir uma observação que ultrapassa a ideia de mímesis restrita à esfera da imitação, situando-a num patamar de discussões éticas. Neste estudo destaca-se especialmente o desejo que se dá a partir do outro, do modelo, bem como a degeneração das relações humanas em nome do que se quer possuir. E sob este aspecto degenerativo do convívio, algo que é recorrente nas relações em sociedade, discute-se a presença em nosso tempo da instituição de um meio específico para a contenção das rivalidades presente na antiguidade, o sacrifício ritual, que por sua vez está atrelada à ação de eleger um bode expiatório afim de que seja responsável pelo mal que se abate sobre a sociedade. Tal perscrutação parte do interesse no aprimoramento das práticas pedagógicas do ensino do teatro relacionadas às questões concernentes à produção de subjetividade e exame da condição humana no que tange a problemas relativos à violência, apatia e a autocondenação, marcas da contemporaneidade.por
dc.description.abstractThis work presents an investigation about the mimetic behavior developed in society and how theater can appropriate of the debate around problems related mainly to the moral conscience. This research aims to conduct an observation that goes beyond the idea of mimesis restricted to the sphere of imitation, standing at a level of ethical discussions, rescuing the concept of mimesis in its classic context and adding contemporary theoretical contributions. This study highlights especially the desire that comes from others, the model and the degeneration of human relations in the name of what you want to have. Under this degenerative aspect of living together, something that recurs in society relations, is discussed the presence in our time of establishment of a specific way to contain the rivalries present in antiquity, ritual sacrifice, which is linked to action to elect a scapegoat in order that is responsible to be responsible for the evil that befalls society. This careful investigation originates with the interest in the improvement of pedagogical practices of theater education related to issues concerning the production of subjectivity and examination of the human condition in relation to problems relating to violence, apathy and self-condemnation, which are marks of contemporaneity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-23T19:05:36Z No. of bitstreams: 1 CarlosMedeiros.pdf: 722147 bytes, checksum: bff02b78914162f7f00afcf7cef45da3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T19:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarlosMedeiros.pdf: 722147 bytes, checksum: bff02b78914162f7f00afcf7cef45da3 (MD5) Previous issue date: 2016-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectMímesispor
dc.subjectDesejopor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectTheatreeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectMimesiseng
dc.subjectDesireeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subject.cnpqDramaturgiapor
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleRecriprocidade mimética: orientações teórico-metodológicas para uma pedagogia do teatro relativas ao comportamento de apropriação desenvolvido e estimulado em sociedadepor
dc.title.alternativeMIMÉTICAL RECIPROCITY: Theoretical-methodological orientations for a theater pedagogy related to the behavior of appropriation developed and stimulated in societyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosMedeiros.pdfDissertação705,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.