Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Jyesiane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202436312957446por
dc.contributor.advisor1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.date.accessioned2017-05-23T18:45:17Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jyesiane da Silva. Tecendo a história: criando, contando e recontando. 2016. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1476-
dc.description.resumoO teatro é inerentemente didático, sua forma dinâmica e representativa, aproxima e clarifica melhor os fenômenos. O objetivo deste estudo é investigar a ação do teatro na escola e seu potencial criador enquanto prática metodológica para a sala de aula. A população da pesquisa foi constituída por alunos da escola U.E.B. Profª Rosália Freire, do 4º e 5º ano ensino fundamental séries iniciais. Optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa e os procedimentos da pesquisa-ação. Os alunos envolvidos construíram uma dramaturgia própria, partindo da investigação do contexto no qual se inserem e também das vivencias e estudos teatrais realizados na escola. Dado o exposto, a metodologia apresentada aqui, alcançou êxito, pois viabilizou a construção dramatúrgica em sala de aula.por
dc.description.abstractThe theater is inherently didactic, its dynamics and representative form, approaches and further clarifies phenomena. The aim of this study is to investigate the action of theater in school and its creative potential as a methodological practice to the classroom. The research population consisted of school students U.E.B. Prof. Rosalia Freire, the 4th and 5th year teaching critical early grades. We opted for the qualitative research approach and procedures of action research. The students involved have built their own drama, based on the context of the research in which they operate and also the livings and theater studies at school. Given the above, the methodology presented here, has achieved success as possible the dramaturgical construction in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-23T18:45:17Z No. of bitstreams: 1 JyesianeSilvaFerreira.pdf: 2536160 bytes, checksum: 795455b2184998dfb16bcc96fe41f5d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JyesianeSilvaFerreira.pdf: 2536160 bytes, checksum: 795455b2184998dfb16bcc96fe41f5d4 (MD5) Previous issue date: 2016-07-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectCreationeng
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleTecendo a história: criando, contando e recontandopor
dc.title.alternativeCREATING HISTORY: Creating, Counting, and Recountingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JyesianeSilvaFerreira.pdfDissertação2,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.