Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1475
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatro, pedagogia de criação e autoconhecimento
Título(s) alternativo(s): THEATER, PEDAGOGY OF CREATION AND SELF-KNOWLEDGE
Autor: Sousa, Claudia Cristiane de Matos 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Resumo: O presente estudo aborda a importância da Pedagogia de Teatro no contexto da arteeducação a partir do recorte histórico do ensino da Arte no Brasil, com destaque para a Abordagem Triangular, cunhada por Ana Mae Barbosa e para os jogos teatrais como referências pedagógicas, apontando para a importância da experiência e da educação estética no contexto da escola pública enquanto espaço democrático de exercício da cidadania e de experiências significativas para o campo da Arte. Faz-se o recorte epistemológico da arte-educação e das pedagogias do teatro considerando-se o Moderno e o Pós-Moderno pela perspectiva da Arte, da Educação e da Cultura sob a ótica de Friedrich Schiller, Jean-François Lyotard, destacando-se a Teoria da Educação Trágica de Friedrich Nietzsche como enfoque extemporâneo de educação pós-moderna para o teatro. Apresenta-se como referência de memória e de formação docente para subsidiar o desenvolvimento das práticas pedagógicas, nos processos de criação, para o ensino do teatro nas escolas públicas de Ensino Médio que consiste na possibilidade de vivenciar a arte teatral como criador e como fruidor de um fenômeno que coloca frente a frente histórias individuais e construções coletivas. Analisa-se o experimento pedagógico do fazer teatral e da realização de mostras e festivais desenvolvidos nos Centros de Ensino Barjona Lobão, Liceu Maranhense e Maria do Socorro Almeida, localizados na cidade de São Luís- MA, com o objetivo de estabelecer uma linha de procedimentos metodológicos para o ensino do teatro, na perspectiva de referenciar estes experimentos como experiência trágica, como (re) significação de vida para os jovens das escolas públicas de Ensino Médio em São Luís - MA. Afirma-se o último experimento como revelador da possibilidade de Educação com base no trágico Nietzscheano realizado nas vivências e experiências artísticas enquanto experiência de vida e vontade da potência.
Abstract: La présente étude traite l’importance de la pédagogie du théâtre dans le cadre de l’éducation artistique de l’école de la coupure de l’histoire d’art au Brésil, en mettant l’accent sur l’approche triangulaire, inventé par Ana Mae Barbosa et les jeux théâtral comme références pédagogiques, soulignant l’importance de l’expérience et l’éducation esthétique dans le cadre de l’école publique comme l’espace démocratique pour l’exercice de la citoyenneté et une expérience significative dans le domaine de l’art. Si l’écrêtage épistémologique de l’art-éducation et les pédagogies théâtre compte tenu la perspective moderne et post-moderne du point de vue de l’art, l’éducation et la culture sous l’optique de Friedrich Schiller, Jean-François Lyotard, particulièrement la théorie de l’éducation tragique de Friedrich Nietzsche comme approche extemporanée de l’éducation postmoderne au théâtre. Se présente comme une référence et un mémoire de formation des enseignants pour subventionner le développement des pratiques pédagogiques, les processus de création, pour l’enseignement du théâtre dans les écoles publiques de l’enseignement secondaire se compose de la possibilité de découvrir l’art théâtral comme un créateur et un spectateur d’un phénomène qui met face à face les histoires individuelles et des constructions collectives. Analyser l’expérience pédagogique du théâtre, spectacles et festivals, développés dans les centres de l’enseignement Barjona Lobão, Liceu Maranhense et Maria do Socorro Almeida, située dans la ville de Luís São-MA, dans le but d’établir une ligne de procédures méthodologiques pour l’enseignement du théâtre, dans la perspective de référencement de ces expériences comme une expérience tragique, comme (re) signification de la vie pour les jeunes du secondaire des écoles publiques à São Luís (MA). On dit que la dernière expérience comme révélant la possibilité d’éducation basée sur la Nietzscheano tragique qui s’est tenue sur les expériences et les expériences artistiques comme le désir et l’expérience de la vie.
Palavras-chave: Ensino do Teatro
Experiência Estética
Escola Pública
Théâtre Éducation
Expérience Esthétique
École Publique
Área(s) do CNPq: Dramaturgia
Educação Artística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SOUSA, Claudia Cristiane de Matos. Teatro, pedagogia de criação e autoconhecimento. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1475
Data de defesa: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudiaSousa.pdfDissertação5,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.