Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1474
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagem e memória: arqueologia da imagem nas aulas de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão – campus Buriticupu
Título(s) alternativo(s): IMAGE AND MEMORY: archeology of the image in the Visual Arts classes of the Federal Institute of Maranhão - Campus Buriticupu
Autor: Oliveira, Régis Costa de 
Primeiro orientador: SILVA, Regiane Aparecida Caire da
Resumo: A leitura imagética, nas aulas de Artes Visuais, geralmente ocorre a partir de um acervo de tradição eurocêntrica, estranho a grande parte das visualidades dos alunos e com o processo curatorial protagonizado pelo docente. Frente a estas características, torna-se imperativo pensar em novos processos metodológicos para a prática da leitura de imagens. Dessa forma, o presente artigo analisa a aplicação do projeto Imagem e Memória nas aulas de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu, para a prática da leitura imagética a partir do modelo de curadoria presente no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e da arqueologia da imagem preconizada nos estudos de Georges Didi-Huberman, com o intuito de situar o aluno como protagonista do processo de curadoria da informação visual, partindo de sua visualidade e tecendo as tramas que articularão as imagens a partir de aspectos mnemônicos e conceituais.
Abstract: The imagistic reading in visual arts classes, usually occurs from a Eurocentric tradition acquis which is strange to much of the student visuality and the curatorial process intermediated by the teacher. Given these characteristics, it is imperative to think of new methodological procedures for the practice of reading images. Thus, this article analyzes the application of the project Image and Memory in Visual Arts classes at the Federal Institute of Maranhão, Buriticupu campus to the practice of imagistic reading from the curatorial model present at the Mnemosyne Atlas by Aby Warburg and the archeology image recommended in the studies of Georges Didi-Huberman, in order to place the student as the protagonist of the curation process visual information, from his visuality and weaving the threads that articulate images from mnemonics and conceptual aspects.
Palavras-chave: Imagem
Memória
Leitura Imagética
Curadoria da informação Visual
Image
Memory
Imagery Reading
Visual information Curator
Área(s) do CNPq: Educação Artística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: OLIVEIRA, Régis Costa de. Imagem e memória: arqueologia da imagem nas aulas de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão – campus Buriticupu. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1474
Data de defesa: 3-Jun-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RegisCostaOliveira.pdfDissertação2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.