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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação musical no Ensino Médio: um estudo de caso no contexto do Instituto Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): MUSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A case study in the context of the Federal Institute of Maranhão
Autor: Trajano, Tayane da Cruz 
Primeiro orientador: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Resumo: Esta pesquisa procura compreender como o ensino de música configura-se no Instituto Federal do Maranhão com base em dois campi da capital: Centro Histórico e Monte Castelo. Investigando as concepções teóricas e as bases legais para o ensino de artes/música no Instituto Federal do Maranhão, busca conhecer as concepções pedagógico-musicais que dirigem o trabalho docente, analisa os documentos que constituem as práticas musicais nessas instituições, identificando-as quanto à projeção e à legitimação dentro do Instituto Federal no Maranhão. Com base em autores que estudam o tema com pesquisas voltadas para os problemas do ensino de música no país encontrou-se os autores: Figueiredo (1997); Penna (2012); Fonterrada (2008); Mateiro e Souza (2009); Loureiro (2003); Ahmad (2014); Esperieião (2012); os que estudam sobre a relação Música, Educação e ensino médio: Dayrell (2015); Santos (2009); Oliveira (2012); Souza (2009); Carrano e Falcao (2011), os que estudam sobre concepções pedagógico-musicais: Kraemer (2000); Bellochio (2014); Brito (2011); Souza (2015; 2009); Materiro (2011); Hentschke, Souza e Oliveira (1999), também especificamente sobre o ensino médio no Instituto Federal: Rego (2013) e Aguiar Junior (2012), ainda assim buscou-se pesquisas que trouxessem clareza relacionada às práticas em sala de aula, como: Del Ben (2001); Hentschke, Souza e Oliveira (1999). Todo esse referencial teórico levou profundamente aos pontos críticos que incentivaram esta pesquisa baseada na importância da análise da legitimação da educação musical nas escolas. De caráter descritivo e abordagem qualitativa esta pesquisa se utiliza da modalidade de estudo de caso. Os dados foram constituídos através de observação, entrevistas semiestruturadas com a comunidade escolar e a análise dos documentos que orientam o ensino de música nessa instituição. Os resultados revelam que o IFMA é uma instituição com um aparato histórico evidente e influenciador na formação integrada do ser humano e que por isso possibilita o devido espaço da Arte/música em seu contexto acadêmico de forma que o processo de legitimação das práticas pedagógico-musicais seja evidente nos dois campi estudados. Revela também que os campi se divergem por suas peculiaridades as quais serão mostradas ao fim através de uma analogia.
Abstract: This research seeks to understand how the music education is configured in Instituto Federal do Maranhão based on two campuses in the capital: Centro Histórico and Monte Castelo. Investigating the theoretical concepts and the legal basis for the teaching of arts/music at the Instituto Federal do Maranhão, seeks to know the pedagogical and musical concepts that direct the teaching work, analyzes the documents that constitute the musical practices in these institutions, identifying them as the projection and legitimation within the Instituto Federal do Maranhao. Based on authors who study the issue with research focused on music education problems in the country met the authors: Figueiredo (1997); Penna (2012); Fonterrada (2008); Bushman and Souza (2009); Loureiro (2003); Ahmad (2014); Esperieião (2012); those who study the relationship Music, Education and high school: Dayrell (2015); Santos (2009); Oliveira (2012); Souza (2009); Carrano and Falcao (2011), who study on pedagogical-musical concepts: Kraemer (2000); Bellochio (2014); Brito (2011); Souza (2015; 2009); Materiro (2011); Hentschke, Souza and Oliveira (1999), also specifically on the high school at the Federal Institute: Rego (2013) and Aguiar Junior (2012), still sought to research that bring related clearly to practices in the classroom, such as Del Ben (2001); Hentschke, Souza and Oliveira (1999). All this theoretical deeply led to the critical points that encouraged this research based on the importance of analyzing the legitimacy of music education in schools. Descriptive and qualitative approach this research uses the case study method. The data were recorded by observation, semi-structured interviews with the school community and the analysis of the documents that guide the music education at this institution. The results reveal that the IFMA is an institution with a clear historical apparatus and influencer in the integrated formation of the human being and therefore enables all due art / music on your academic context so that the process of legitimation of pedagogical-musical practices is evident in the two campuses studied. It also reveals that the campuses are differ by their peculiarities, which will be shown to an end through an analogy.
Palavras-chave: Educação musical
Ensino médio
Pedagógico-musical
Music Education
High School
Pedagogic-musical
Área(s) do CNPq: Educação Artística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: TRAJANO, Tayane da Cruz. A educação musical no Ensino Médio: um estudo de caso no contexto do Instituto Federal do Maranhão. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1473
Data de defesa: 19-Jul-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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