Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1472
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Travessia no teatro, travessias na performance: territórios de investigação e criação no IFMA Campus Barra do Corda |
Título(s) alternativo(s): | TRANSFER IN THEATER, TRANSFER IN PERFORMANCE: Research and creation territories at the IFMA Campus Barra do Corda |
Autor: | Pinheiro, Anderson da Silva |
Primeiro orientador: | SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de |
Primeiro coorientador: | Brasil, Marcus Ramúsyo de Almeida |
Resumo: | A presente investigação, inserida na linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e mediação em Artes, propõe-se a refletir sobre práticas artísticopedagógicas em performance desenvolvidas no Campus Barra do Corda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Na escrita do texto, a descrição dos processos educativos, o diálogo com a literatura e a narrativa autobiográfica constituíram a proposta de pesquisa, na tentativa de evidenciar possibilidades teóricas e práticas sobre a inserção da performance em situações educativas. O trabalho de campo se deu no contexto da educação básica e privilegiou, em especial, a reflexão sobre o processo de criação e circulação da performance intitulada Status: on line, do Núcleo TRAVESSIA de Pesquisa em Artes Cênicas, formado por alunos do Ensino Médio do Campus Barra do Corda do IFMA. A performance foi concebida com o intuito de propiciar aos discentes novas formas de compreender a arte na perspectiva da contemporaneidade, ao tempo que a pesquisa evidenciou as relações entre arte e educação. |
Abstract: | This research, inserted in the line of research teaching Processes, Learning and Mediation in Arts, it is proposed to reflect on artistic and pedagogical practices in performance developed in the Campus Barra do Corda Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA. In written text, the description of educational processes, dialogue with literature and autobiographical narrative constituted the research proposal in an attempt to highlight theoretical and practical possibilities of the insertion of performance in educational situations. The field was given in the context of work of basic education and focused, in particular, the reflection on the process of creation and circulation performance entitled Status: on line, the Center TRAVESSIA for Research in Performing Arts, formed by high school students Campus Barra do Corda of IFMA. The performance was designed in order to provide students new ways of understanding the art in view of the contemporary world, the time that the research showed the relationship between art and education. |
Palavras-chave: | Performance Ensino de Teatro Artes na educação básica Theatre education Performance Arts in basic education |
Área(s) do CNPq: | Dramaturgia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | PINHEIRO, Anderson da Silva. Travessia no teatro, travessias na performance: territórios de investigação e criação no IFMA Campus Barra do Corda. 2016. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1472 |
Data de defesa: | 27-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndersonPinheiro.pdf | Dissertação | 24,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.