Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Aline Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248453059834041por
dc.contributor.advisor1SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de-
dc.date.accessioned2017-05-23T17:16:48Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Aline Barbosa. Calçando as sandálias de professora/artista/pesquisadora: reflexões, diálogos e práticas narrativas. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1471-
dc.description.resumoA presente pesquisa narrativa, de natureza autobiográfica, aborda os processos formativos de uma professora/artista/pesquisadora de teatro e sua iniciação ao exercício da docência. Descreve os passos percorridos e as experiências acumuladas ao longo da trajetória de vida, desde a educação básica à formação profissional, dando ênfase à prática docente em uma escola pública de educação fundamental, em São Luís (MA). O trabalho de retomada da memória propiciou a construção de um olhar retrospectivo sobre o repensar da formação, prática artística e docência, suscitando reflexões acerca de ocorrências, circunstâncias e subjetividades que antecederam e ao mesmo tempo demarcaram um processo investigativo desenvolvido durante o mestrado profissional em Ensino de Artes. A partir da observação participante de um grupo do teatro escolar – Por trás do pano, da UEB Prof. Sá Valle – que envolveu a documentação de ensaios e o registro de imagens, entre outros, além do diálogo com a literatura especializada, o foco da narrativa volta-se para a tentativa de contribuir com o conhecimento referente à formação de professores de teatro, dando ênfase a produção artística e pesquisa sobre as condutas criativas.por
dc.description.abstractThis narrative and autobiographical nature research addresses the formative processes of a theater teacher / artist / researcher and her initiation into the practice of teaching. It describes the steps taken and the experiences accumulated over the life course, from basic education to vocational training, with an emphasis on the teaching practice in a public elementary school education in São Luís (MA). The memory taken up work led to the construction of a retrospective look at the rethinking of education, artistic practice and teaching, inspiring reflections on events, conditions and subjectivities leading up to and at the same time staked out an investigative process developed for the professional master's degree in Education of Arts. From the participant observation of a school theater group - Behind the scenes, the UEB Prof. Sa Valle - involving documentation of rehearsals and registration of images, among others, and a dialogue with the literature, the focus turns narrative to attempt to contribute to the knowledge on the formation of theater teachers, giving emphasis on artistic production and research on creative behavior.por
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-23T17:16:48Z No. of bitstreams: 1 AlineNascimento.pdf: 2696407 bytes, checksum: 665ba8238aae99a193a05082c01bc8a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T17:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlineNascimento.pdf: 2696407 bytes, checksum: 665ba8238aae99a193a05082c01bc8a5 (MD5) Previous issue date: 2016-07-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectEnsino do teatropor
dc.subjectProfessor/artista/pesquisadorpor
dc.subjectFormação e profissãopor
dc.subjectTraining and professioneng
dc.subjectTeacher/artist/researchereng
dc.subjectTeaching theatereng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subject.cnpqDramaturgiapor
dc.titleCalçando as sandálias de professora/artista/pesquisadora: reflexões, diálogos e práticas narrativaspor
dc.title.alternativeWEARING THE SANDALS OF TEACHER/ARTIST/RESEARCHER: reflections, narratives and dialogueseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineNascimento.pdfDissertação2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.