Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/147
Tipo do documento: Dissertação
Título: O SAGRADO E O PROFANO NA EDUCAÇÃO: um estudo do imaginário religioso na escola pública
Título(s) alternativo(s): THE SACRED AND THE PROFANE IN EDUCATION: a study of religious imagery in public schools
Autor: Cavalcanti, Alberes de Siqueira
Primeiro orientador: BARROS, João de Deus Vieira
Resumo: Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa acerca do imaginário religioso na escola pública, tendo como base conceitual as categorias sagrado e profano. Seus principais objetivos são a caracterização do processo de secularização na cultura ocidental e sua implicação para o universo escolar; a apreensão do imaginário religioso da comunidade escolar; o mapeamento de imagens e símbolos presentes na escola pública. O estudo tem como campo de trabalho duas escolas públicas municipais de São Luís. O levantamento de dados junto ao público pesquisado é feito por meio de questionário aberto, desenho e produção textual. Adota-se ainda a observação in locu e o registro fotográfico do espaço escolar. Tomando como base teórica principal os estudos de Mircea Eliade e Gilbert Durand, a pesquisa identifica as representações do sagrado e do profano no universo simbólico das escolas e como essas repercutem na prática pedagógica. Por meio do levantamento e da interpretação da simbologia do espaço-tempo escolar, o estudo evidencia o imaginário religioso ali presente marcado predominantemente por imagens diurnas e pelo simbolismo judaíco-cristão. Os eventos realizados na escola sobressaem enquanto rituais voltados para o estabelecimento do micro-cosmo escolar. A pesquisa resulta numa interpretação da escola a partir do seu simbolismo, enquanto espaço-tempo sagrado dedicado ao conhecimento e à disciplina, num ritual de passagem de alunos e alunas para a vida em sociedade. Pela constelação de imagens ascensionais, espetaculares e diairéticas, associada à crença de que a escola é o lugar onde se prepara às pessoas para ser alguém na vida, revela-se a imagem de uma escola heróica e redentora.
Abstract: This work is a quality research about the religious imaginary on the public education. The categories of conception are sacred and profane. The mean proposals are to define the process of secularization in the occidental culture, its reflections on the school universe, the comprehension of the religious imaginary of the school community and the images and symbols mapping found at the public school. The study was carried out at two municipal schools in São Luís. The data survey about the researched public was made through open questionnaire, drawing and text. Besides, were included the observation in loco and pictures of the place. The research is based on the studies of Mircea Eliade and Gilbert Durand and shows the sacred and profane representations on the symbolic universe of schools and how they reflects on the pedagogical work. The study shows up the religious imaginary there observed characterized for day images and Jewish-Christian symbolism, all through survey and interpretation of the school space-time symbolism. The events carried out at the school stand out as rituals geared toward the school microcosm establishment. The survey shows the interpretation of the school from its symbolism onwards as sacred space-time devoted to the knowledge and discipline in a moving ritual of students to the social life. The work reveals the image of a heroic and redeeming school by the relation of images of ascension, illumination and separation.
Palavras-chave: Imaginário
Sagrado e profano
Escola
Simbolismo
Ritual
Imaginary
Sacred and Profane
School
Symbolism
Ritual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: CAVALCANTI, Alberes de Siqueira. THE SACRED AND THE PROFANE IN EDUCATION: a study of religious imagery in public schools. 2007. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/147
Data de defesa: 30-Out-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alberes da Siqueira Cavalcanti.pdf27,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.