Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Marco Antônio Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Paulo da Trindade Nerys | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:10Z | - |
dc.date.available | 2009-01-07 | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-01-23 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Marco Antônio Nogueira. VOCATIONAL TRAINING OF TECHNICAL LEVEL OF MIDDLE IN THE CONTEXT OF CHANGES IN SOCIETY: challenges, limits and prospects for CEFET-UNED-MA.. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/143 | - |
dc.description.resumo | Foi com a revolução tecnológica e o acirramento da concorrência internacional que o mundo do trabalho começou a passar por transformações que repercutiram, profundamente, nas condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora, atingindo diretamente seus organismos de representação social, bem como mudanças no processo de formação desse trabalhador, impondo à educação e, de modo particular, à formação profissional algumas exigências e desafios. O objetivo geral do trabalho é analisar a formação profissional dos técnicos de nível médio na sociedade em mudanças, buscando apreender como o CEFET-UNEDI-MA poderá responder aos desafios do mundo do trabalho, considerando os limites e perspectivas apontadas no ordenamento legal. Elegemos como objetivos específicos, os seguintes: a) analisar as propostas e diretrizes curriculares para a formação do profissional dos técnicos de nível médio, apontando as tendências presentes no ordenamento legal e suas implicações; b) compreender o que traz a Lei, de fato, de substancial para a formação do trabalhador na sociedade em mudanças. Os resultados demonstram a autonomia restrita da escola em atuar na elaboração de um currículo que favoreça a formação adequada para o contexto da sociedade em mudanças. Como corolário a essa restrição, sobressaem as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, juntamente com seus pareceres legais que inviabilizam uma proposta de formação que atenda as expectativas de professores e alunos. | por |
dc.description.abstract | It was with the technological revolution and acirramento international competition that the world of work began to undergo changes that pass, deeply, working conditions and life of the working class, reaching its direct representation of social agencies, as well as changes in process training that worker, imposing to education and, in particular, vocational training some demands and challenges. The overall purpose of the study is to examine the training of technical-level medium in society changes, seeking to seize the CEFET-UNEDI-MA can respond to the challenges of the world of work, with limits and prospects identified in the planning legal. Elected as specific objectives, the following: a) review the proposed guidelines and curriculum for the training of professional technicians from the average level, indicating trends in the planning and legal implications b) understand what brings the law, in fact, of substantially to the formation of the worker in society changes. The results demonstrate the limited autonomy of the school in working to design a curriculum that promotes the proper training to the context of society in change. As a corollary to this restriction, stand Guidelines and the Laws of Basic Education, together with their legal opinions that render a proposal for a training that meets the expectations of teachers and students. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marco Antonio Nogueira Gomes.pdf: 707494 bytes, checksum: c9e5c8442f2e50aad5083d2c08ded6a6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-23 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | LDB | por |
dc.subject | Education Training | eng |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | LDB | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE | por |
dc.title | A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS DO NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE EM MUDANÇAS: desafios, limites e perspectivas do CEFET-UNEDI-MA. | por |
dc.title.alternative | VOCATIONAL TRAINING OF TECHNICAL LEVEL OF MIDDLE IN THE CONTEXT OF CHANGES IN SOCIETY: challenges, limits and prospects for CEFET-UNED-MA. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marco Antonio Nogueira Gomes.pdf | 690,91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.