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Tipo do documento: Dissertação
Título: Molduras da Comunicação de Notícias Difíceis em UTI Neonatal: sentidos do presente, reflexos para o futuro
Título(s) alternativo(s): Frames of Hard News Communication in UTI Neonatal: this way, reflections for the future
Autor: Cabeça, Luciana Palácio Fernandes 
Primeiro orientador: SOUSA, Francisca Georgina Macedo de
Resumo: O ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal caracteriza-se por constantes expectativas de situações de emergência, onde o recém-nascido será constantemente submetido a procedimentos invasivos e sujeito a riscos de complicações e mudanças súbitas no estado geral. Diante disto, é frequente os familiares serem abordados pelos profissionais com informações que poderão ser traduzidas como notícias difíceis. O ponto de partida desta investigação associa-se à racionalidade dos atores, aos contextos, situações e acontecimentos que emergem do processo de adoecimento do recém-nascido gravemente enfermo, delimitado pelo problema de pesquisa: Que experiências e habilidades emergem do processo de comunicação de notícias difíceis entre profissionais e familiares na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? A pesquisa teve como objetivo compreender habilidades, experiências e implicações no processo de comunicação de notícias difíceis no contexto da UTI Neonatal a partir das concepções de profissionais de saúde e mães de recém-nascidos de alto risco. Foi realizado estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Para apreensão dos dados foi utilizada entrevista aberta com análise dos dados por meio da Análise Temática. Participaram da pesquisa 10 mães de recém-nascidos de alto risco internados na UTI Neonatal e 14 profissionais de saúde com exercício nesse serviço e que contemplaram os critérios de inclusão definidos na pesquisa. Do processo de análise emergiram oito temas: Caracterizando notícias difíceis no contexto da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Dimensões Qualificadoras para a comunicação de notícias difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Ruídos do processo da comunicação de notícias difíceis na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Sentimentos e reações maternas e profissionais frente à comunicação de notícias difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Vivenciando o processo de comunicação de notícias difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Estratégias maternas para acessar informações sobre o filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; A comunicação de Notícias Difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Quem e Onde?; A Dinâmica das Negociações no contexto da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No tema Dimensões Qualificadoras para a Comunicação de Notícias Difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal emergiram dois subtemas: Estratégias Auxiliadoras no/para a Comunicação de Notícias Difíceis na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Elementos Estruturais para a Comunicação de Notícias Difíceis na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os temas e subtemas configuraram-se como elementos que emolduram o processo de comunicação de notícias difíceis no contexto estudado, às vezes facilitando outras, limitando o cuidado ao recémnascido e à família. Os participantes revelaram habilidades, saberes, medos, inseguranças e necessidades para a comunicação de notícias difíceis em terapia intensiva neonatal e trouxeram algumas implicações para o cuidado em terapia intensiva neonatal das quais destaca-se: Intervenções que promovam confiança; reconhecer padrões de comportamento revelados nas relações mãe-bebê; optar pelo cuidado centrado na família; manter, apoiar e incentivar a participação materna no cuidado a criança quando apropriado; ajudar a promover e fortalecer a rede de suporte familiar; aumentar a probabilidade de padrões de comportamento para o desenvolvimento de vínculo/apego; cuidado sensível ao ambiente e às necessidades especiais das mães. Estas são algumas das assertivas que tornam necessário valorizar a temática e, sobretudo, a exigência de competências relacionais, interpessoais e comunicacionais nos profissionais, a partir de uma perspectiva ampliada do cuidado e do cuidar que ultrapassa a dimensão técnica e tecnológica tão prevalentes em terapia intensiva.
Abstract: The environment of the Neonatal Intensive Care Unit is characterized by constant expectations of emergency situations, where the newborn will be constantly submitted to invasive procedures and subject to risks of complications and sudden changes in the general state. Thus, it is frequent that family members are approached by health professionals with information that can be translated as difficult news. The starting point of this research is associated with the rationality of the actors as well as the contexts, situations and events that emerge from the process of illness of seriously ill newborn, delimited by the following research problem: What experiences and skills emerge from announcement process of difficult news between professionals and family members in the Neonatal Intensive Care Unit? The research intended to understand skills, experiences and implications in the announcement process of difficult news in the context of the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) from the conceptions of health professionals and families. For this it was realized descriptive exploratory study with qualitative approach. To find out information was used open interview with data analysis from the Thematic Analysis. The study was consisted in a corpus defined by 24 interviews in which involving 10 mothers of high-risk newborns hospitalized in the NICU and 14 health professionals specialized in this service and contemplated the inclusion criteria defined in the survey. From the analysis process were extracted 1.359 units of sense that after organized and grouped, built eight themes: Characterizing difficult news in the context of the Neonatal Intensive Care Unit; Dimensions Qualifying for communication of difficult news in Neonatal Intensive Care Unit; Process noise communication of difficult news in the Neonatal Intensive Care Unit; Feelings and maternal reactions and professionals front communication of difficult news in Neonatal Intensive Care Unit; Experiencing the process of communication of difficult news in Neonatal Intensive Care Unit; Maternal strategies to access information about their child in the Neonatal Intensive Care Unit; The Announcement of Difficult News in Neonatal Intensive Care Unit: Who and Where?; The Dynamics of Negotiations in the context of the Neonatal Intensive Care Unit. The theme Dimensions Qualifying for communication of difficult news in Neonatal Intensive Care Unit two sub-themes emerged: Helpers Strategies in/ for communication of difficult news in the Neonatal Intensive Care Unit; Structural Elements for Communication of difficult news in the Neonatal Intensive Care Unit. The themes and subthemes, as a result of this investigation, it is configured as elements that frame the process of communication of difficult news in context studied, sometimes facilitating others, limiting the care to the newborn and family. This dynamic movement that is health communication, the participants showed skills, knowledge, fears, insecurities and needs for the announcement of difficult news in neonatal intensive care. The themes, while groups of concepts, bring some clinical implications for the care in the neonatal intensive care which include: interventions that promote trust; recognize patterns of behavior revealed in the mother-infant relationship; opt for family-centered care; maintain, support and encourage the maternal participation in child care when appropriate; help to promote and strengthen the network of family support; increase the probability of behavior patterns for the development of relationship/attachment; care sensitive to the environment and the special needs of mothers. These are some of the statements that make it necessary to value the theme and, especially, require relational, interpersonal and communication skills among professionals, from an expanded perspective of care and caring that goes beyond the technical and technological dimension so prevalent in intensive care.
Palavras-chave: Enfermagem
Terapia intensiva neonatal
Notícias difíceis
Comunicação
Nursing
Neonatal intensive care
Communication
Difficult news
Área(s) do CNPq: Enfermagem Obstetrícia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/CCBS
Citação: CABEÇA, Luciana Palácio Fernandes. Molduras da Comunicação de Notícias Difíceis em UTI Neonatal: sentidos do presente, reflexos para o futuro. 2014. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1434
Data de defesa: 15-Jun-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

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