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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES EXPERIENCIAIS DE PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS: implicações teórico-práticas
Título(s) alternativo(s): CONTINUING EDUCATION AND EXPERIENCED KNOWLEDGES BY MUNICIPAL TEACHERS SCHOOLS OF SÃO LUIS: theoretical and practical implications
Autor: Branco, Ana Cássia Castelo
Primeiro orientador: RAPÔSO, Maria da Conceição Brenha
Resumo: Reflexão sobre as questões relativas à formação de professores e algumas de suas especificidades como perspectiva desta dissertação. O texto é resultante de uma pesquisa sobre a Formação Continuada e os Saberes Experienciais de Professores numa Unidade de Educação Básica Municipal de São Luis e suas implicações teórico-práticas. Trata-se de um estudo de caso, portanto, no âmbito desta pesquisa que se propôs estudar a repercussão do mencionado processo formativo, desenvolvido no recinto escolar, na prática docente. O percurso investigativo respaldou-se nos aspectos legais referentes à educação e nas contribuições teóricas dos expoentes Althusser (1999); Bourdieu (1983); Gramsci (1991); Forquim (1995) e outros. O foco de estudo centrou-se nos professores, gestores e coordenadores pedagógicos que desenvolvem suas funções no Ensino Fundamental, considerando que todos participam das atividades vinculadas ao Programa São Luís te Quero Lendo e Escrevendo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação - Semed, o qual tem como um dos segmentos a formação continuada de professores. Além da análise documental, da pesquisa bibliográfica, aplicou-se o questionário, desenvolveu-se a entrevista semi-estruturada bem como as observações feitas, com vistas à coleta das informações. A partir das interpretações dos depoimentos dos representantes da escola, campo de estudo, contemplam-se aspectos pertinentes à ocorrência da formação continuada, na escola e sua significância à docência.
Abstract: Reflexion on the questions related to the formation of the teachers and some of their specificities as perspective of this paper. The text is resulting from a field research about the continued Formation and the Experiencial Knowledges of teachers at a Unit of Municipality Basic Education in São Luís and their implications theoretical-practical. It deals with a case study, so at the sphere of this paper which is prone to study the repercussion of the mentioned formative, process developed at the school s rooms as to the docent s practice. The investigative course based itself in the legal aspects linked to the education and the theoretical contributions from exponentials like Althusser (1999), Bourdieu (1983), Gramsci (1991), Forquím (1995) and others. Its focus is centered upon the teachers, school managers and pedagogical coordinator who get their functions at the Fundamental teaching and considered that all of them take part at the activities linked to the São Luís te Quero lendo e Escrevendo Programme, developed by the Municipal Secretary of Education SEMED, which has as one of its segments the teacher , continued formation. Besides the documental analysis, the bibliographical inquire, it was applied the questionnaire and it was developed a half - structured interview as well as the observation, aiming the recollection of informations. From the interpretations upon the talking of the school representatives, studying field, it was contemplated aspects linked to the occurrence of the continued formation, at the school and its importance to the teachers.
Palavras-chave: Professor
Formação continuada
Saberes experienciais
Continued education
Experienced Knowledges
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: BRANCO, Ana Cássia Castelo. CONTINUING EDUCATION AND EXPERIENCED KNOWLEDGES BY MUNICIPAL TEACHERS SCHOOLS OF SÃO LUIS: theoretical and practical implications. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/142
Data de defesa: 28-Abr-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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