Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Manoel Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Antonio Paulino de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:09Z | - |
dc.date.available | 2008-08-25 | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-12-21 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Manoel Pinto. THE MANAGEMENT SCHOOL IN VIEW DEMOCRATIC: Elements Theoretical and Institutional Instruments Management From the Federal Constitution of 1988. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/141 | - |
dc.description.resumo | Estudo dos avanços observáveis no debate conceitual da Gestão Escolar Democrática, bem como dos instrumentos institucionais de sua implementação criados pela Constituição Federal de 1988. O enfoque desses instrumentos institucionais de gestão se atém à análise bibliográfica de algumas formulações teóricas de Conselho Escolar e de Projeto Político-Pedagógico. Concebe-se a Gestão Escolar Democrática como uma construção histórica, portanto, processo e produto político, técnico e cultural da dialética social que, ao desmistificar a realidade, explicita as contradições a ela inerentes. Também se reconhece sua intrínseca vinculação a uma totalidade social bem mais abrangente, que compreende e interliga o local e o global. O trabalho se pauta pela preocupação em tentar estabelecer o máximo de coerência entre o referencial teórico-metodológico anunciado e o efetivo trabalho de análise do objeto da presente pesquisa. Desse modo, valorizou-se a historicização das categorias constituintes do núcleo conceitual da temática Gestão Escolar Democrática. Optou-se por ressaltar os condicionantes econômicos, políticos e culturais, as contradições inerentes à realidade social e escolar e também os conflitos resultantes do choque entre as diferentes concepções que disputam o controle da sociedade em todos os espaços e instâncias sociopolíticas, particularmente o conflito entre a Razão Instrumental e a Razão Dialética. | por |
dc.description.abstract | Study of the observable advancements in the discussion conceitual of the School Democratic Management, as well as of the institutional instruments of his implementation created by the Federal Constitution of 1988. The approach of these institutional instruments of management Pedagogic-politician keeps to the bibliographical analysis of some theoretical formulations of School Advice and of Project. The School Democratic Management is conceived like a historical construction, so, I prosecute and political, technical and cultural product of the social dialectics that, while demystifying the reality, sets the contradictions out links it inherent. Also his intrinsic vinculação recognizes to a social totality well more abrangente, which understands and interconnects the place and the global thing. The work is ruled by the preoccupation in try to establish the maximum of coherence between the referential system announced theoretician - metodológico and the effective work of analysis of the object of the present inquiry. In this way, there valued herself the historicização of the constituent categories of the nucleus conceitual of the thematic School Democratic Management. There were opted to stand out the economical, political and cultural restrictions, the contradictions inherent in the social and school reality and also the resultant conflicts of the shock between the different conceptions that dispute the control of the society in all the spaces and persistence sociopolíticas, particularly the conflict between the Instrumental Reason and the Dialectic Reason. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoel Pinto Santos.pdf: 704774 bytes, checksum: 7e3f990074153669568221d5cba74ffd (MD5) Previous issue date: 2007-12-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | gestão escolar | por |
dc.subject | democracia | por |
dc.subject | capital | por |
dc.subject | trabalho | por |
dc.subject | totalidade | por |
dc.subject | dialética | por |
dc.subject | contradição | por |
dc.subject | neoliberalismo | por |
dc.subject | instrumentos institucionais de gestão | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | school management | eng |
dc.subject | democracy | eng |
dc.subject | capital | eng |
dc.subject | work | eng |
dc.subject | totality | eng |
dc.subject | dialectics | eng |
dc.subject | contradiction | eng |
dc.subject | neoliberalismo | eng |
dc.subject | institutional instruments of management | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | por |
dc.title | A GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA Elementos Teóricos e Instrumentos Institucionais de Gestão a Partir da Constituição Federal de 1988 | por |
dc.title.alternative | THE MANAGEMENT SCHOOL IN VIEW DEMOCRATIC: Elements Theoretical and Institutional Instruments Management From the Federal Constitution of 1988 | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Manoel Pinto Santos.pdf | 688,26 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.