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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: Um estudo de caso sobre a educação corporativa no Banco do Brasil
Título(s) alternativo(s): La educación en la banca corporativa instituciones: Un estudio de caso sobre la educación empresarial en el Banco de Brasil
Autor: Sousa, Karla Cybelly Silva de
Primeiro orientador: DIAS, Ilzeni Silva
Resumo: Esta pesquisa analisa a educação corporativa no Banco do Brasil como forma ressignificada de educação para o trabalho, buscando identificar suas características e diferenciações em relação aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Este esforço impôs a definição de eixos norteadores das análises, em destaque, neste estudo: as metamorfoses que contribuíram para a emergência da educação corporativa, especialmente as desencadeadas no setor econômico-político e no setor educacional em face dos fenômenos da Globalização, Neoliberalismo e da Reestruturação Produtiva; a gestão de competências na formação/qualificação profissional; e, a função política e ideológica da educação corporativa no processo de otimização da expropriação da força de trabalho. Para tanto, definiu-se como fundamentos teóricos categorias de análises do materialismo histórico e dialético que contribuíram na explicação do real a partir de suas contradições e múltiplas determinações. Como norteadores metodológicos para a condução desse estudo, tomou-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Ao fim do processo investigativo, chegou-se à conclusão de que a educação corporativa é um moderno conceito de educação empresarial que representa uma inovação frente ao paradigma taylorista/fordista de formação profissional, mas que preserva em sua essência a função política e ideológica de assegurar a expropriação de mais-valia e a subordinação do trabalhador aos ditames do mundo do trabalho, tornando-o apto a responder produtivamente às demandas do mercado por novas competências.
Abstract: Esta pesquisa analiza la educación corporativa en el Banco de Brasil como forma resignificada de educación para el trabajo, buscando identificar sus características y diferenciaciones con relación a los antiguos departamentos de entrenamiento y desarrollo de recursos humanos. Este esfuerzo impuso la definición de ejes norteadores de las análises en destaque, en este estudio: las metamorfosis que aportaron para la emergencia de la educación corporativa, especialmente las desencadenadas en el sector económico-político y en el sector educacional en face de los fenómenos de la Globalización, Neoliberalismo y de la Reestructuración Productiva: la gestión de capacidades en la formação/calificación profesional; y, a función política e ideológica de la educación corporativa en el proceso de optimización de la expropiación de la fuerza de trabajo. Para tanto, se definió como fundamentos teoréticos categorías de análisis del materialismo histórico y dialéctico que aportaron en la explicación del real a partir de sus contradicciones y múltiplas determinaciones. Como norteadores metodológicos para la conducción de ese estudio, se tomó la pesquisa bibliográfica y de campo. Al fin del proceso investigativo, se llegó a la conclusión de que la educación corporativa es un moderno concepto de educación empresarial que representa una innovación frente al paradigma taylorista/fordista de formación profesional, pero que preserva en su esencia la función política e ideológica de asegurar la expropiación de mayor-valía y la subordinación del trabajador a los ditames del mundo del trabajo, tornándolo apto a contestar productivamente a las demandas del mercado por nuevas capacidades.
Palavras-chave: Educação corporativa
formação/qualificação profissional
competências
recursos humanos
Educación corporativa
formación/calificada profesional
capacidades
recursos humanos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOUSA, Karla Cybelly Silva de. La educación en la banca corporativa instituciones: Un estudio de caso sobre la educación empresarial en el Banco de Brasil. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/140
Data de defesa: 18-Out-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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