Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerpetuo, Nayara Chaves Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806884929570225por
dc.contributor.advisor1NORONHA, Raquel Gomes-
dc.date.accessioned2017-05-15T17:19:38Z-
dc.date.issued2017-04-17-
dc.identifier.citationPERPÉTUO, Nayara Chaves Ferreira. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de protudos. 2017. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1399-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo identificar se há, e quão ampla pode ser, a lacuna entre o projeto desenvolvido a partir da estratégia para otimização da vida de produtos e a percepção das digital influencers no uso dos produtos de moda. Para dar conta deste objetivo, adoto inicialmente uma abordagem etnográfica. Constituíram-se como sujeitos da pesquisa quatro digital influencers, porque além de consumirem, também auxiliam da disseminação de uma cultura de consumo. Questões que advém do consumo, como a efemeridade e a permanência dos artefatos, valorizando os seus aspectos simbólicos; a construção da identidade a partir do vestuário; o papel da pesquisadora, que presente em campo, também é ator que influencia a percepção dos sujeitos de pesquisa, como enfatizado nas abordagens reflexivas da etnografia, foram importantes para esta pesquisa. Foi possível complementar a pesquisa expandindo para a aplicação do método cartográfico. Por meio das análises evidenciei que as ações da estratégia do design para otimizar a vida de produtos de moda são percebidas pelas digital influencers a partir de uma noção de sustentabilidade, contudo não são totalmente consideradas durante o uso devido à valorização dos aspectos simbólicos e culturais fazendo desta a maior lacuna entre projeto e uso, designer e consumidor.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to identify if there is, and how broad can be, the gap between the project created from a strategy for the optimization of a product’s life, and the perception of digital influencers when using fashion products. Initially, an ethnographic approach was applied to reach this objective. The subjects of the research were four digital influencers who, besides consuming, support the dissemination of a consumer culture. A variety of questions related to consumption were important to this research, such as: the ephemerality and permanence of the artifacts, valorizing their symbolic aspects; the construction of identity from clothing; and the role of the researcher who, in the field, also influences the perception of the subjects of the research, as emphasized in the reflexive approaches of ethnography. It was possible to complement the research by expanding it to the application of the cartographic method. I have shown, through analyses, that the actions of the design strategy to optimize the life of fashion products are perceived by the digital influencers from an idea of sustainability. However, these actions are not entirely considered during the use, due to the valorization of the cultural and symbolic aspects, which make this the largest gap among project and use, design and consumer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-15T17:19:38Z No. of bitstreams: 1 NayaraPerpetuo.pdf: 7668295 bytes, checksum: 0f765dba23524f92df9b455164aed262 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-15T17:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NayaraPerpetuo.pdf: 7668295 bytes, checksum: 0f765dba23524f92df9b455164aed262 (MD5) Previous issue date: 2017-04-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectProduto de modapor
dc.subjectUsopor
dc.subjectFashion producteng
dc.subjectUseeng
dc.subject.cnpqDesenho Industrialpor
dc.titleNo cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de protudospor
dc.title.alternativeNo cabide: the perception of the digital influencers on the design strategy for optimization of productseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NayaraPerpetuo.pdfDissertação7,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.