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Tipo do documento: Dissertação
Título: No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de protudos
Título(s) alternativo(s): No cabide: the perception of the digital influencers on the design strategy for optimization of products
Autor: Perpetuo, Nayara Chaves Ferreira 
Primeiro orientador: NORONHA, Raquel Gomes
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar se há, e quão ampla pode ser, a lacuna entre o projeto desenvolvido a partir da estratégia para otimização da vida de produtos e a percepção das digital influencers no uso dos produtos de moda. Para dar conta deste objetivo, adoto inicialmente uma abordagem etnográfica. Constituíram-se como sujeitos da pesquisa quatro digital influencers, porque além de consumirem, também auxiliam da disseminação de uma cultura de consumo. Questões que advém do consumo, como a efemeridade e a permanência dos artefatos, valorizando os seus aspectos simbólicos; a construção da identidade a partir do vestuário; o papel da pesquisadora, que presente em campo, também é ator que influencia a percepção dos sujeitos de pesquisa, como enfatizado nas abordagens reflexivas da etnografia, foram importantes para esta pesquisa. Foi possível complementar a pesquisa expandindo para a aplicação do método cartográfico. Por meio das análises evidenciei que as ações da estratégia do design para otimizar a vida de produtos de moda são percebidas pelas digital influencers a partir de uma noção de sustentabilidade, contudo não são totalmente consideradas durante o uso devido à valorização dos aspectos simbólicos e culturais fazendo desta a maior lacuna entre projeto e uso, designer e consumidor.
Abstract: The present dissertation aims to identify if there is, and how broad can be, the gap between the project created from a strategy for the optimization of a product’s life, and the perception of digital influencers when using fashion products. Initially, an ethnographic approach was applied to reach this objective. The subjects of the research were four digital influencers who, besides consuming, support the dissemination of a consumer culture. A variety of questions related to consumption were important to this research, such as: the ephemerality and permanence of the artifacts, valorizing their symbolic aspects; the construction of identity from clothing; and the role of the researcher who, in the field, also influences the perception of the subjects of the research, as emphasized in the reflexive approaches of ethnography. It was possible to complement the research by expanding it to the application of the cartographic method. I have shown, through analyses, that the actions of the design strategy to optimize the life of fashion products are perceived by the digital influencers from an idea of sustainability. However, these actions are not entirely considered during the use, due to the valorization of the cultural and symbolic aspects, which make this the largest gap among project and use, design and consumer.
Palavras-chave: Design
Produto de moda
Uso
Fashion product
Use
Área(s) do CNPq: Desenho Industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: PERPÉTUO, Nayara Chaves Ferreira. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de protudos. 2017. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1399
Data de defesa: 17-Abr-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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