Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1397
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A imprensa estudantil liceísta maranhense na Primeira República (1907-1930) |
Título(s) alternativo(s): | Maranhenses student periodicals in the First Republic (1907-1930) |
Autor: | Furtado, Luciana Nathalia Morais |
Primeiro orientador: | CASTRO, Cesar Augusto |
Resumo: | Apresenta os discursos dos alunos liceístas nos jornais estudantis maranhenses no período de 1907 a 1930 a fim de identificar e analisar as táticas de apropriação dos discentes expressas nas notícias publicadas, bem como, compreender a dinâmica escolar e as representações sobre as atividades pedagógicas como os métodos, os exames, formas de ingresso, currículo, avaliações, aspectos que caracterizavam o cotidiano do ensino secundário nas primeiras décadas republicanas e as reivindicações dos alunos sobre os problemas e as demandas precisas para essa modalidade de ensino. Para tanto, este estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica fundamentada nos princípios da História Cultural utilizando autores como Castellanos (2007, 2012); Castro (2006); Chartier (1999); Nóvoa (2002); Barros, (2013), dentre outros, tal estudo permite compreender a História da Imprensa Pedagógica e a História da Educação Maranhense, especificamente do Ensino Secundário. Na Pesquisa documental nos detemos no mapeamento e na análise dos vestígios expressos nos seguintes jornais: O Progresso (1907); O Brazil (1907); O Canhoto (1912-1914); Excelsior (1914); O Estudante (1915); Lábaro (1921); Alma Nova (1929) e o Sangue Jovem (1930). O estudo da imprensa periódica educacional liceísta possibilitou compreender as mudanças sociopolíticas que sustentaram a produção dos suportes escolares ao exporem ideias que evidenciavam o período republicano; o desenvolvimento do país, a criação de escolas e a implantação de métodos inovadores na instrução pública secundária maranhense. Contatou-se que os escritos estudantis se constituíram em um canal privilegiado para a exposição e circulação dos saberes e de denúncia sobre a carência de políticas educacionais. Consideramos, desta forma, que os jornais escritos pelos alunos do Liceu se configuraram como um importante veículo de identidade e de resistência entre o ideal e o concreto vivenciado pelos estudantes dessa instituição na Primeira República. |
Abstract: | It presents the speeches of lyceist students in the Maranhenses student periodicals from 1910 to 1930 in order to identify and analyze the appropriation tactics of the students expressed in the published news as well as to understand the school dynamics and representations about pedagogic activities such as methods, Examinations, forms of entrance, curriculum, evaluations that characterized the daily life of secondary education in the first republican decades and the students' demands on the problems and the precise demands for this modality of education. Therefore, this study is based on the bibliographical research based on the principles of Cultural History in authors such as Castellanos (2007, 2012); Castro, 2006; Chartier, 1999; Nóvoa, 2002; Barros, 2013, among others, allowing us to understand the History of Pedagogical Press, History of Maranhão Education, specifically Secondary Education and documentary research, in which we focus on the mapping and analysis of the vestiges expressed in the following newspapers: O Progresso (1907) ; O Brazil (1907); The Left-Handed (1912-1914); Excelsior (1914); The Student (1915); Lábaro (1921); Alma Nova (1929) and the Young Blood (1930). A study of the periodic educational press liceitas made it possible to understand the sociopolitical changes that sustained the production of the school media when exposing ideas that evidenced the republican period; The development of the country, the creation of schools and the implementation of innovative methods in secondary public education in Maranhão. It was contacted that the student writings constituted in a privileged channel for the exhibition and circulation of the knowledge and of denunciation on the lack of educational policies. In this way, we consider that the newspapers written by the students of the Liceu were configured as an important vehicle of identity and resistance between the ideal and the concrete lived by the students of this institution in the First Republic. |
Palavras-chave: | Imprensa estudantil Ensino secundário História da Educação Maranhão Student press High school History of Education |
Área(s) do CNPq: | História da Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | FURTADO, Luciana Nathalia Morais. A imprensa estudantil liceísta maranhense na Primeira República (1907-1930). 2016. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1397 |
Data de defesa: | 29-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucianaFurtado.pdf | Dissertação | 888,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.