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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo sobre os efeitos do processo de expansão do IFMA no trabalho e saúde de seus docentes
Título(s) alternativo(s): Study on the effects of IFMA’s expansion on work and health of its teachers
Autor: Rocha, Luciana de Fátima Sopas 
Primeiro orientador: LÉDA, Denise Bessa
Resumo: Esta dissertação, intitulada “Estudo sobre os efeitos da expansão do IFMA no trabalho e na saúde de seus docentes”, buscou analisar os desafios da expansão da educação profissional e suas repercussões no trabalho e na saúde dos docentes do Instituto Federal do Maranhão. A pesquisa foi realizada no campus mais antigo do Instituto, o campus São Luís – Monte castelo – onde funcionou a sede e de onde foi originada a Reitoria – por ser um dos campi com maior diversidade no que diz respeito à comunidade docente, possibilitando o contato com professores antigos e novos, oriundos ou não de campi do interior, além de professores do Magistério do Ensino Superior, carreira que não é mais considerada em novos concursos, visto que os novos professores são admitidos pela carreira unificada de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Observou-se uma tendência para a intensificação do trabalho a partir de condições extenuantes como uma das repercussões das reformas educacionais para o trabalho docente, impactando fortemente na saúde desses profissionais. Este estudo partiu da visão da Psicodinâmica do Trabalho, que reconhece o importante papel que o trabalho exerce sobre a vida do sujeito, contribuindo, inclusive, na constituição de sua identidade. A Psicodinâmica do Trabalho centra sua análise na complexa relação do homem com o trabalho, ultrapassando a noção do adoecimento, reconhecendo o trabalho, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. Com esta pesquisa, objetivou-se analisar a relação prazer/sofrimento no trabalho dos professores; verificar as diferenças de sentidos do trabalho entre professores que foram contratados antes e depois da lei 11.892/08; e verificar a relação entre as expectativas dos professores quando da entrada no Instituto e a realidade vivenciada.
Abstract: This dissertation, entitled “Study on the effects of IFMA’s expansion on work and health of its teachers”, aimed to analyze the challenges of the professional education expansion and its repercussions on work and health of Instituto Federal do Maranhão’s teachers. The research was conducted in the oldest campus of the Institute, campus São Luís – Monte Castelo – where it ran the headquarters and originated the rectory – for being one of the most diversified campuses as to the teachers community, enabling the contact between old and new teachers, coming from inland campuses or not, in addition to Magisterium in Higher Education teachers, a career that is no longer considered in new courses, since that the new teachers are employed through the unified career of Magisterium in Basic, Technic and Technologic Education. It was observed a tendency to the intensification of work through extenuating conditions as one of the educational reform for the teachers work repercussions, impacting heavily in these professionals health. This study started from the vision of the psychodynamics of work, which recognizes the important role that work has on the subject’s life, helping, even in its identity constitution. The psychodynamics of work focus its analysis on the complex relationship between man and work, beyond the notion of illness, recognizing work, at the same time, as source of suffering and pleasure. With this research, the objective was to analyze the relationship pleasure/suffering in teacher’s work; verify the differences in the sense of work between teachers that were hired before and after the law 11.892/08; and verify the relationship between the expectations of teachers when they get to the Institute and the reality lived.
Palavras-chave: Expansão
Educação Profissional
Trabalho docente
Expansion
Professional Education
Teacher’s work
Área(s) do CNPq: Psicologia do Trabalho e Comportamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: ROCHA, Luciana de Fátima Sopas. Estudo sobre os efeitos do processo de expansão do IFMA no trabalho e saúde de seus docentes. 2014. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1364
Data de defesa: 7-Nov-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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