Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerpa, Maria Teresa Sousapt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Cesar Augustopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:08Z-
dc.date.available2008-07-21pt_BR
dc.date.issued2008-03-31pt_BR
dc.identifier.citationSERPA, Maria Teresa Sousa. Reading practices in the public community schools of the elementary teaching: a study about the reading process of the students, teachers of the eighth grade in the subject Portuguese language in Sao Luis from Maranhão. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/133-
dc.description.resumoAnálise das práticas leitoras em escolas públicas municipais do ensino fundamental: um estudo sobre o processo leitor dos discentes e docentes da 8ª série, na disciplina Língua Portuguesa em São Luís do Maranhão. Tem por objetivo desvelar o direcionamento das práticas leitoras escolares, no ensino da disciplina Língua Portuguesa, trabalhadas com discentes e docentes da 8ª série do ensino fundamental. Com este estudo, procura-se responder às seguintes perguntas: quais os conceitos que os professores e professoras da 8ª série da disciplina Língua Portuguesa apresentam sobre leitura e que orientam as suas ações em sala de aula? Quais os procedimentos metodológicos adotados na condução das práticas de leitura pelos professores e professoras da 8ª série da disciplina Língua Portuguesa? Quais as histórias de leitura dos alunos e alunas da 8ª série como leitores na trajetória escolar? Neste estudo de natureza descritiva, contamos com os estudos de Chartier (1996; 1999; 2001); Kleiman (2001); Lerner (2002); Lajolo; Zilberman (1999); Silva (1997; 2003; 2005); Solé (2003); Orlandi (2003) entre tantos outros que serviram para a construção teórica desta pesquisa. Além desse corpo teórico, realizou-se uma pesquisa empírica utilizando entrevistas semi-estruturadas, questionário com perguntas abertas e fechadas e a observação não participante para um melhor entendimento do processo leitor escolar vivenciado pelo corpo docente e discente da 8ª série na disciplina Língua Portuguesa. Desse modo, com esta investigação de abordagem qualitativa, baseado nos depoimentos orais, escritos dos atores sociais que integram este estudo e nas observações realizadas em sala de aula, constata-se que as práticas leitoras escolares são direcionadas para uma abordagem destituída de reflexão e fundamentada na leitura parafrástica, reprodutivista, mecânica e nos aspectos estruturais da língua portuguesa. Um corpo docente com uma concepção e vivência do processo leitor que empobrece o acontecer da leitura escolar. Um encaminhamento do ato de ler no fazer docente que gera aceitação, passividade e conformismo. Este é o contexto escolar em que se inserem os atores sociais, sujeitos de uma história de leitura, tecida ao longo dos anos mediante a oralização do discurso escrito. Nessa perspectiva, é válido dizer que há uma ausência da leitura, no contexto escolar, como uma atividade racional, reflexiva que desvela, produz e transforma os significados do discurso escrito.por
dc.description.abstractReading practices analysis in the public community schools of the elementary teaching: a study about the reading process of the students, teachers of the eighth grade in the subject Portuguese language in Sao Luis from Maranhão. It has as goal to uncover the direction of the reading practices at school in the teaching of the Portuguese language worked with the students of the eighth grade of the elementary teaching. This study searches for answering the following questions: What are the concepts that the teachers of the eighth grade who teach the Portuguese language have about reading? What are the procedures adopted by the teachers of eighth grade at the subject Portuguese language? What are the reading stories of the students of the eighth grade as readers at school? This descriptive study lean on the studies from Chartier (1996; 1999; 2001); Lerner (2002); Lajolo; Zilberman (1999); Silva (1997; 2003; 2005); Solé (2003); Orlandi (2003) and the other ones that served to the theoretical construction of this search. Besides this theoretical body, realized an empirical survey using semi-structured interviews, questionnaires with open and closed questions and the not participating observation for a better understanding of the teaching body and learning body s reading process of the eighth grade at the subject Portuguese language. Thus, with this qualitative investigation based on oral and written statements of the social actors who make part of this study, note that the reading practices at schools are directed to a not reflexive approach and based on the parafrastica, reproducing and mechanical reading as well as the structure aspects of the Portuguese language. A teaching body with a theory and reading practice that impoverish the making of the reading at school. A reading direction in the teaching practice that creates acceptance, passivity and conformism. This is the school context that are inserted the social actors who are the subjects of the reading history realized at school for a long time through the oral written speech. In this perspective, there is a reading missing at school while a rational, reflexive activity that uncovers, produces and transforms the speech written s meanings.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Teresa Sousa Serpa.pdf: 6175063 bytes, checksum: 2776b903999356a35c1ea76e8d904995 (MD5) Previous issue date: 2008-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectProcesso leitorpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectReading Processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASpor
dc.titlePRÁTICAS LEITORAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre o processo leitor dos discentes e docentes da 8ª série, na disciplina Língua Portuguesa, em São Luís do Maranhãopor
dc.title.alternativeReading practices in the public community schools of the elementary teaching: a study about the reading process of the students, teachers of the eighth grade in the subject Portuguese language in Sao Luis from Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Teresa Sousa Serpa.pdf6,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.