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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | OLIVEIRA, Ruy Guilherme Silva Gomes de | - |
dc.contributor.advisor1 | SOARES NETO, Carlos de Salles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512846862093142 | por |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T14:21:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ruy Guilherme Silva Gomes de. Aplicação de Meta-modelos à Monetização de Jogos Free-to-Play. 2017. [89 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] . | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1325 | - |
dc.description.resumo | A recente ascensão dos jogos Free-to-Play, também conhecidos como Freemium, provocou mudanças consideráveis na forma como os jogos são produzidos. A elaboração de estratégias de monetização passou a fazer parte do processo de desenvolvimento. Escolher qual estratégias adotar dentre as diversas existentes e entender o seu funcionamento pode tornar esta uma tarefa árdua. Ao se analisar o mercado não é difícil perceber que os jogos mais rentáveis abordam estratégias de monetização similares, demonstrando que reuso de estratégias é uma abordagem adotada por diversos desenvolvedores. Embora existam na literatura catálogos de estratégias de monetização populares em jogos Free-to-Play, pouca atenção tem sido dada no intuito de formalizar a descrição das estratégias, dando margem para interpretações errôneas e dificultando o reuso. Assim propõe-se um meta-modelo que permite representar as estratégias de monetização de jogos Free-to-Play a partir de um conjunto de estratégias populares. O meta-modelo denominado Meta-F2P foi elaborado a partir da análise de jogos Free-to-Play para dispositivos móveis mais rentáveis. Além disso, utilizou-se estudos de caso para a validação e o refinamento da exatidão, expressividade e extensibilidade do meta-modelo. A partir dos resultados obtidos analisa-se a aplicabilidade do meta-modelo no processo de design de jogos e as vantagens e desvantagens da aplicação de estudos de caso na elaboração de meta-modelos. | por |
dc.description.abstract | The recent emergence of Free-to-Play games, also known as Freemium games, has considerably changed the way games are made. The definition of monetization strategies is now part of the process of making games. Choosing which strategy to adopt among the various ones and understanding how they work could be an arduous task. When analysing the market, to realize that popular games use similar strategies is not difficult, which demonstrates that the reuse of strategies is common among developers. Although there are catalogs of popular monetization strategies used by Free-to-Play games in the literature, little attention has been given to formalize the description of those strategies, leaving openings for misunderstandings and making the reuse harder. For that reason, a meta-model of Free-to-Play games monetization that allows the representation of Free-toPlay games monetization strategies based on a set of popular strategies is proposed. That meta-model, called Meta-F2P, was elaborated from the investigation of the most rentable Free-to-Play games for mobile devices. Besides that, case studies were used to validate and refine the accuracy, expressiveness and extensibility of that meta-model. Based on the results obtained, the applicability of the meta-model in the process of making games and the advantages and disadvantages of the use of case studies in the concept of meta-models are analyzed. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2017-04-27T14:21:14Z No. of bitstreams: 1 Ruy Guilherme.pdf: 4333694 bytes, checksum: dc411f45b9fe05154bdee07704d50d65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-04-27T14:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ruy Guilherme.pdf: 4333694 bytes, checksum: dc411f45b9fe05154bdee07704d50d65 (MD5) Previous issue date: 2017-01-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | monetização; jogos digitais; free-to-play; engenharia dirigida por modelos | por |
dc.subject | monetization; games; free-to-pla;, model-driven engineering | eng |
dc.subject.cnpq | Modelos Analíticos e de Simulação | por |
dc.title | Aplicação de Meta-modelos à Monetização de Jogos Free-to-Play | por |
dc.title.alternative | Application of Meta-models for monetizing Games Free-to-Play | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ruy Guilherme.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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