Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Werlang Cutrim Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Alicept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:08Z-
dc.date.available2007-09-13pt_BR
dc.date.issued2006-03-29pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Werlang Cutrim Gomes. EVALUACIÓN DE INSTITUCIONAL: Gerencia del programa de la evaluación de Institucional de las universidades brasileñas - PAIUB. (La experiencia del UFMA). 2006. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/130-
dc.description.resumoGestão do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras PAIUB na Universidade Federal do Maranhão. Analisa-se criticamente a gestão do PAIUB durante a década de 1990, discutindo a conjuntura política na qual a sociedade brasileira está inserida, a avaliação institucional que ocorre nas Universidades e suas conseqüências para a educação pública superior. Discute-se a gestão democrática, a participação e a avaliação institucional, suas nuanças enquanto orientadas pela política neoliberal e a Reforma do Estado voltadas para a educação. Enfatiza-se a Universidade Federal do Maranhão destacando-se a gestão participativa voltada para a emancipação numa ótica de superar o paradigma positivista.por
dc.description.abstractGestión del Programa de Evaluación Institucional de las Universidades Brasileñas PAIUB en la Universidad Federal de Maranhão FUMA. Se analiza críticamente la gestión del PAIUB durante la década de 1990, discutiéndose la coyuntura política en la cual la sociedad brasileña está insertada, la evaluación institucional que ocurre en las Universidades y sus consecuencias para la educación pública superior. Se discute la gestión democrática, la participación y la evaluación institucional, sus matices mientras orientadas por la política neo-liberal y la Reforma del Estado vueltas para la educación. Se enfatiza la Universidad Federal de Maranhão destacándose la gestión participativa vuelta hacia la emancipación en una óptica de superar el paradigma positivista.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Werlang Cutrim Gomes.pdf: 567930 bytes, checksum: 434379958e97cb641b7608d8f9958a0a (MD5) Previous issue date: 2006-03-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectGestiónspa
dc.subjectEvaluación Institucionalspa
dc.subjectUniversidadspa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação institucional: gestão do programa de avaliação institucional das universidades brasileiraspor
dc.title.alternativeEVALUACIÓN DE INSTITUCIONAL: Gerencia del programa de la evaluación de Institucional de las universidades brasileñas - PAIUB. (La experiencia del UFMA)spa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Werlang Cutrim Gomes.pdf554,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.