Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1275
Tipo do documento: Dissertação
Título: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA CULTURA EM BOGOTÁ: Avaliação política das Políticas Culturales Distritales 2004-2016
Título(s) alternativo(s): INTERVENCIÓN DEL ESTADO EN LA CULTURA EN BOGOTÁ: evaluación política de la política Culturales distritales 2004-2016
INTERVENTION OF THE STATE IN CULTURE IN BOGOTÁ: Political Evaluation of District Cultural Policies 2004-2016
Autor: MORENO-CUBILLOS, Monica Cristina 
Primeiro orientador: BARROS, Antonio Evaldo Almeida
Resumo: O estudo objetiva identificar a concepção estruturante da política pública de Bogotá voltada para a cultura através da realização da avaliação política do documento Políticas Culturales Distritales 2004-2016, envolvendo a análise do contexto no qual se formulou e a engenharia proposta para sua implementação. Pensa-se a cultura como o processo de produção de significados construídos coletivamente resultado da vida concreta e das condições sociais e materiais de produção que molda a experiência social e configura relações de poder favoráveis à legitimação do grupo hegemônico dentro do sistema de produção. Neste sentido, elucida-se o referencial conceitual, ético e político, assim como os princípios explícitos e implícitos que fundamentam esta política pública; entendem-se os determinantes históricos de ordem econômica, política, social e cultural que condicionaram a formulação; e analisa-se o desenho para a implementação da política avaliando a coerência interna de seus elementos e a pertinência em face dos objetivos. O método epistemológico que guia a pesquisa é o materialismo histórico dialético utilizando procedimentos técnicos como a revisão bibliográfica, o levantamento documental e o estudo de caso. Desta forma, o texto inicia com a análise das categorias centrais consideradas historicamente: política pública como ferramenta de intervenção dos governos capitalistas, cultura desde as abordagens antropológica e sociológica, e política cultural em uma acepção tradicional e uma proposta ampliada do conceito. Depois, situa-se a cidade dentro do sistema de produção do capital e a cultura como parte das tramas da cidade; especificando o desenvolvimento cultural particular de Bogotá, focalizando o atual contexto sócio-histórico. Em seguida, realiza-se a avaliação política das Políticas Culturales Distritales 2004-2016 considerando as duas edições do documento mediante uma revisão de cada apartado e as mudanças destes, confrontando-o com os depoimentos de sujeitos (dentro e fora do governo) envoltos na formulação, examinando previamente o primeiro documento de política cultural de Bogotá que antecedeu sua elaboração. Nos dois documentos de política se presta maior atenção à forma como são prescritas as categorias de participação, descentralização e multi / interculturalidade. Finalmente, verifica-se como a estruturação das políticas culturais passa por processos incrementais que trocam superficialmente os principais postulados de intervenção, centrados nas necessidades e aspirações dos ofertantes de serviços, atividades e experiências culturais. Igualmente, não muda a forma de acesso aos espaços para a tomada de decisões com o que sua repercussão é limitada e os temas que se debatem ficam restritos a particularidades que excluem discussões mais amplas que afetam a vida cultural e social. Em definitiva, aponta-se que as políticas culturais em Bogotá não intervêm nos padrões de representação, nem pretendem visibilizar os vínculos e relações de poder, mantendo os imaginários que produzem práticas autoritárias, machistas, racistas, depredatórias, violentas, entre outras, assumidas como sentido comum desde o cultural.
Abstract: The objective of this study is to identify the structural conception of Bogota's public policy focused on culture through the political evaluation of the document Políticas Culturales Distritales 2004-2016, involving the analysis of the context in which it was formulated and the proposed engineering for its implementation. We think culture as the process of production of collectively constructed meanings resulting from concrete life and from the social and material conditions of production that shape social experience and configures power relations favorable to the legitimation of the hegemonic group within the production system. In this sense, we elucidate the conceptual, ethical and political referential, as well as the explicit and implicit principles that underlie this public policy; we understand the historical determinants of economical, political, social and cultural order that conditioned the formulation; and we analyze the design for the implementation of the policy, evaluating the internal coherence of its elements and the pertinence towards the objectives. The epistemological method that guides the research is dialectical historical materialism using technical procedures such as the bibliographical revision, the documentary survey and the case study. In this way, the text begins with the analysis of the central categories considered historically: public policy as a tool of intervention of capitalist governments, culture from the anthropological and sociological approaches, and cultural policy in a traditional sense and an extended proposal of the concept. Then, it places the city within the capitalist mode of production and culture as part of the city's plot; specifying the particular cultural development of Bogota, focusing on the current socio-historical context. Later, we carry out the political evaluation of Políticas Culturales Distritales 2004-2016, considering the two editions of the document through a review of each section and the changes of these, confronting it with the testimonies of subjects (inside and outside the government) involved in the formulation, doing a prior examination of the first cultural policy document of Bogota that preceded its elaboration. In both documents of cultural policies, we pay more attention to the prescription of the categories of participation, decentralization and multi / interculturality. Finally, we verify how the structuring of the cultural policies passes through incremental processes that superficially change the main postulates of intervention, centered on the needs and aspirations of the providers of cultural services, activities and experiences. Likewise, it does not change the form of access to the spaces for decision making with which its repercussion is limited and the matters for discussion are restricted to particularities that exclude broader deliberations that affect the cultural and social life. Finally, we point out that cultural policies in Bogota do not intervene in the patterns of representation, nor do they seek to make visible the links and power relations, maintaining the imaginaries that produce authoritarian, macho, racist, depredatory, violent, among others, assumed as common sense from the cultural.
El estudio tiene como objetivo identificar el diseño estructural de la política pública dirigida Bogotá para la cultura mediante la realización de documentos de evaluación de políticas Políticas Culturales Distritales 2004-2016, que implican el análisis del contexto en el cual se formula y la ingeniería propuesta para su implementación. Se cree la cultura como el proceso de producción significados construidos colectivamente resultado concreto de la vida y las condiciones sociales y la producción de material que da forma a la experiencia social y configura las relaciones de poder favorable a la legitimidad del grupo hegemónico dentro del sistema de producción. En este sentido, aclara el marco conceptual, ético y político, así como los principios y explícito implícita que subyace a esta política pública; los determinantes históricos se entienden condicionamiento económico, político, social y cultural de la formulación; y lo analiza diseñar para la aplicación de la política mediante la evaluación de la coherencia interna de sus elementos y relevancia de cara a los objetivos. El método epistemológico que guía la investigación es materialismo histórico dialéctico usando procedimientos técnicos como opinión , Encuesta documental bibliográfica y estudio de casos. De este modo, el texto comienza con el análisis de las categorías principales considerados históricamente: la política pública herramienta de intervención de los gobiernos capitalistas, desde los enfoques de cultivo política antropológico y sociológico, y cultural en un sentido tradicional y una propuesta concepto ampliado. Entonces, la ciudad se encuentra en la capital del sistema de producción y la cultura como parte de las parcelas de la ciudad; especificando el desarrollo cultural particular Bogotá, centrándose en el contexto socio-histórico actual. Entonces, la evaluación se lleva a cabo políticas Culturales Políticas distritales 2004-2016 teniendo en cuenta las dos cuestiones un documento de revisión por parte de cada uno de estos cambios y aparte, enfrentándose con los testimonios de los sujetos (dentro y fuera del gobierno) envueltos en la formulación, el examen previamente el primer documento de política cultural de Bogotá que precedió a su elaboración. En dos documentos de política se presta mayor atención a la forma en que están categorías prescritas de la participación, la descentralización y multi / interculturalidad. Por último, aparece como la estructuración de las políticas culturales se somete a procesos incrementales superficialmente intercambiar el principal intervención postula, centrada las necesidades y aspiraciones de los proveedores de servicios, actividades y experiencias culturales. También no cambia la forma de acceso a los espacios de toma de decisiones con lo su impacto es limitado y los problemas que enfrentan están restringidos a determinados queexcluem discusiones más amplias que afectan a la vida cultural y social. En resumen, se señala que las políticas culturales en Bogotá no intervienen en los patrones de representación, o la intención de visualizar los vínculos y las relaciones de poder, manteniendo el producir imaginaria prácticas autoritarias, sexistas, racistas, depredador, violento, entre otros, asumidos como el sentido común de la cultural.
Palavras-chave: Avaliação política; Bogotá; Cultura;Políticas Culturales Distritales 2004-2016;Políticas públicas culturais
Political evaluation; Bogotá; Culture; District Cultural Policies 2004-2016; Public cultural policies
evaluación de políticas; Bogotá; Cultura, Políticas Culturales distritales 2004-2016, las políticas culturales públicas
Área(s) do CNPq: Antropologia Urbana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: MORENO-CUBILLOS, Monica Cristina. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA CULTURA EM BOGOTÁ: Avaliação política das Políticas Culturales Distritales 2004-2016. 2017. [278 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1275
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonicaCristinaMorenoCubillos.pdf3,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.