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Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA
Título(s) alternativo(s): AN ANALYSIS OF THE IMPLICATIONS OF THE FORMATION IN THE PEDAGOGICAL PRAXIS OF TEACHERS OF INFANTILE EDUCATION IN THE CITY OF IMPERATRIZ-MA
Autor: Souza, Karla Bianca Freitas de
Primeiro orientador: CASTRO, Cesar Augusto
Resumo: A investigação aborda a relação formação e prática docente de professoras de uma Escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Imperatriz MA. Enfoca o currículo e sua relação com a formação docente, a trajetória histórica da infância e o surgimento da educação infantil na Europa e no Brasil. Apresenta as políticas públicas para a educação infantil no Brasil e as contribuições da psicologia do desenvolvimento infantil. Compreende o espaço de formação e os pressupostos teórico-metodológicos que a fundamentam bem como as concepções de criança, infância e educação infantil que orientam a práxis pedagógica. A base teórica que fundamenta este estudo centra-se nos autores Silva (2005), Lopes; Macedo (2002), no campo do currículo, Tanuri (2000), Vilela (2000), Freitas (2001), Oliveira ( 2000 ), Barreto (2004 ) sobre formação docente e Phillipe Àires (1981) Freitas; Kuhlmann Jr.(1991 ) Kramer ( 2006 ), Kishimoto (2005), Campos; Rosemberg; Ferreira ( 2001), Kramer (1994) e Oliveira (2002) no âmbito da infância e da educação infantil, dentre outros. O objetivo central traçado para a pesquisa consiste em analisar as implicações da formação docente na práxis pedagógica das professoras tendo como referência, os aportes teórico-metodológicos que fundamentam tais cursos face à legislação educacional para a educação infantil. A metodologia adotada é uma pesquisa com professoras de uma escola de educação infantil, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observações em classe e entrevista semiestruturada. O estudo aponta para a necessidade de uma análise do processo de formação vivenciado pelas professoras a fim de que compreendam os pressupostos teóricometodológicos que subsidiam a organização do trabalho pedagógico e a construção de uma práxis capaz de atender às demandas da criança no contexto da educação infantil.
Abstract: The investigation approaches the relationship between graduation and educational practice of teachers from an Infantile Education School of the Municipal School Network in Imperatriz - MA. It focuses on the curriculum and its relationship with the teacher graduation, the childhood historical life and the rising of the infantile education in Europe and in Brazil. It presents the public politics for the infantile education in Brazil and the contributions of infantile development psychology. It involves the graduation space and the theoreticalmethodological presuppositions that validate it as well as child's conceptions, childhood and infantile education that guide the pedagogic praxis. The theoretical base that validate this study is centered on authors like: Silva (2005), Lopes; Macedo (2002), in the field of curriculum, Tanuri (2000), Vilela (2000), Freitas (2001), Oliveira (2000), Barreto (2004) on teacher graduation and Phillipe Àires (1981) Freitas; Kuhlmann Jr. (1991) Kramer (2006), Kishimoto (2005), Campos; Rosemberg; Ferreira (2001), Kramer (1994) and Oliveira (2002) in the extent of childhood and infantile education, among others. The central objective planned for the research consists of analyzing the implications of the teacher graduation on the teachers' pedagogic praxes having as reference, the theoretical-methodological contributions which validate such courses under the educational legislation for infantile education. The adopted methodology is a research with teachers of a school of infantile education, in which the following instruments of collecting data were used: observation in class and semi-structured interview. The study points out for the need of an analysis of the graduation process undergone by the teachers so that they understand the theoreticalmethodological presuppositions which subsidize the organization of the pedagogical work and the construction of a praxes capable of assisting the child's demands in the context of the infantile education.
Palavras-chave: Currículo
Formação Docente
Educação Infantil
Curriculum
Teacher Graduation
Infantile education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOUZA, Karla Bianca Freitas de. AN ANALYSIS OF THE IMPLICATIONS OF THE FORMATION IN THE PEDAGOGICAL PRAXIS OF TEACHERS OF INFANTILE EDUCATION IN THE CITY OF IMPERATRIZ-MA. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/126
Data de defesa: 31-Out-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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