PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL - PROFIS : [38] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Grandezas físicas da eletrodinâmica no ensino médio: uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
As grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica, tais como a corrente elétrica, a resistência elétrica, a tensão elétrica, a potência elétrica e a energia elétrica, trazem ideias relativamente simples e que muitas vezes despertam um interesse maior por parte dos alunos e professores. A realidade vivenciada em anos anteriores com a disciplina Física no 3o ano do ensino médio, no Centro de Ensino Governador Archer, nos mostrou que apenas uma abordagem tradicional desses assuntos não f...
Utilização de sistemas de energia elétrica de corrente alternada com arduino: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica
O ensino das disciplinas relacionadas às ciências nas escolas de educação básica frequentemente se apresenta como um desafio, motivando educadores a buscar alternativas para facilitar a aprendizagem diante das dificuldades enfrentadas. A Física, como uma ciência experimental, requer experimentação para seu ensino. No entanto, muitas escolas enfrentam a falta de laboratórios e práticas específicas. Nesse contexto, propomos a criação de um recurso educacional voltado para o entendimen...
O ensino das leis da reflexão e refração da luz na Educação de Jovens e Adultos: uma sequência didática de ensino fundamentada na abordagem de Paulo Freire
A presente dissertação busca explorar uma abordagem pedagógica inovadora no ensino de Física voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseando-se nos princípios de uma educação emancipadora delineada por Paulo Freire, que enfatiza a dialogicidade e a transformação da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica, além de se fundamentar nos três momentos pedagógicos propostos por Demétrio Delizoicov, a pesquisa propõe e implementa uma sequência didática focalizada no ensino...
Ensino de astronomia básica para estudantes da EJA
O processo de ensino e aprendizagem, no contexto do ensino de Ciências, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi abordado neste trabalho, o que objetivou discutir em que medida as metodologias empregadas, junto aos estudantes, vêm sendo (ou não) exitosas; objetivou-se, ainda, analisar, a partir das respostas dos participantes, a qualidade do material utilizado durante as aulas, da disciplina. Para tanto, tomou-se, como metodologia, a pesquisa ação, em uma perspectiva, onde, ...
E-book como ferramenta de aprendizagem em Física: o ensino de unidades de medida para alunos do primeiro ano do ensino médio.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do estudo das unidades de medida, a partir da apresentação do contexto histórico, a relevância política, econômica e sociocultural, bem como a evolução do conceito dessas unidades no decorrer do tempo. A pesquisa também apresenta as mudanças de paradigmas no estudo das unidades de medida, aplicadas às trocas comerciais e ao impacto voltado ao cotidiano das pessoas, até chegar-se à consolidação do Sistema Internacional de Unida...
Uso da realidade aumentada e o QR CODE com o auxílio do aplicativo AR CIRCUITS 4D PHYSICS como recurso didático para o ensino de Física: Uma sequência didática para circuitos elétricos
O grande avanço com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, junto com o uso de dispositivos móveis entre crianças e jovens, estão crescendo bastante no Brasil e principalmente em sala de aula. O uso de QR code nas salas de aula podem potencializar as aulas e auxiliar o professor de diversas maneiras, entre elas é a possibilidade de estender um tópico que foi ministrado em sala de aula em qualquer ambiente da preferência do aluno utilizando apenas cartões de QR code e um S...
Utilização de drones para o ensino de cinemática e leis de Newton: uma sequência didática.
Este trabalho visa compreender como o uso de Drones pode facilitar o aprendizado de conceitos de Cinemática e Dinâmica. Nesse sentido, descrevemos o potencial dessa ferramenta de apoio ao Ensino de Física como forma de dinamizar o trabalho do professor em sala de aula, além de adotarmos uma metodologia na qual os sujeitos envolvidos no estudo pudessem expressar o aprendizado adquirido através da prática e assim contribuir com dados para a análise desse trabalho. O produto didático d...
UMA PROPOSTA DE ENSINO DA RELATIVIDADE FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Neste trabalho procuramos comentar de uma forma didática e matematicamente acessível os tópicos mais relevantes para a relatividade de Galileu e da relatividade especial levando em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim pode ser mostrado ao aluno como foi a transição da teoria Clássica para a teoria da Relatividade Moderna, isto é, como era observado o conceito de espaço na Teoria Clássica e como ficou na Teoria ...
INDUÇÃO MAGNÉTICA: Uma proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa
Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática para o ensino sobre Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros didáticos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através d...
UMA PROPOSTA DE UEPS SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA RELACIONADOS A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO
A prática docente para ensino de Física nas escolas do ensino médio precisa buscar uma maior eficiência e isso pode ser alcançado através da aplicação de novas estratégias, tais como, introdução de novos conteúdos, melhoria na aplicação de práticas pedagógicas tradicionais e a implantação de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, o ensino de Física deve estar vinculado ao cotidiano do aluno e aos avanços da ciência e da tecnologia. O progresso tecnológico da humanidade perpassa pel...
CONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas ...
Eletromemória: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica
O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado “ELETROMEMÓRIA” para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos de eletrodinâmica como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem do aluno em aulas de física. O projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no Ensino de Física a partir do uso de um aplicativo instalado a ser executado em dispositivos móveis, co...
O ENSINO DA ELETROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Este trabalho propõe o estudo de conceitos de eletrostática através do uso de experimentos com materiais alternativos. O produto educacional que alicerça essa proposta é composto por um guia de 18 atividades experimentais, acompanhado das instruções para construção dos instrumentos necessários, além de toda a discussão dos fenômenos físicos que envolvem o funcionamento desses instrumentos. A ideia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos exper...
O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET.
Este trabalho propõe a formulação e aplicação de uma metodologia que venha a despertar, em alunos do Ensino Fundamental, o interesse pela Ciência, em particular pela Física, Astronomia e Astronáutica. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática fundamentada na Física, necessária à compreensão da Astronomia e Astronáutica, direcionada ao lançamento de foguetes. Esse trabalho foi executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I, localizada em São Luís do Maranhão. Na elabo...
Sequência didática: a importância dos conhecimentos prévios para a aprendizagem de termologia no sétimo ano
O presente estudo, denominado, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO SÉTIMO ANO, vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Programa de Pós-Graduação da UFMA teve como objetivo principal elaborar uma sequência didática cujo foco é possibilitar uma estratégia pedagógica a ser aplicada no ensino dos conteúdos de Termologia contribuindo assim com o trabalho do professor em sala de aula e, consequente...
Aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica para o ensino médio: construção e implementação de uma UEPS
O desinteresse pelo estudo da disciplina Física, tem várias causas, dentre elas tem o lugar de destaque o ensino deficitário. Esse tido como tradicional e fortemente dependente do livro didático, geralmente é praticado por meio de aulas baseadas na transmissão e acúmulo de conteúdo, em que os estudantes de forma passiva, recebem as informações e efetuam resoluções e demonstrações baseadas em fórmulas, que são determinadas pelo professor. A fim de melhorar tal cenário, propomos analisar ...
O ensino da eletrostática por meio de atividades experimentais com uso da aprendizagem significativa
Este trabalho propõe o estudo de conceitos de eletrostática através do uso de experimentos com materiais alternativos. O produto educacional que alicerça essa proposta é composto por um guia de 18 atividades experimentais, acompanhado das instruções para construção dos instrumentos necessários, além de toda a discussão dos fenômenos físicos que envolvem o funcionamento desses instrumentos. A ideia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos exper...
Aplicação de uma sequência didática de ensino usando a teoria dos campos conceituais para o estudo das leis de Kepler no ensino médio
O trabalho aqui proposto aborda de forma objetiva os conceitos referentes à Física sobre a movimentação dos corpos celestes e suas causas por base do conteúdo - As Leis de Kepler, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1990), como um instrumento para o planejamento juntamente com a metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para a análise das atividades de intervenção didática. A pesquisa foi realizada com os estudantes da 1ª série do ensino médio, no C. E....
Construcionismo de papert e o ensino-aprendizagem do efeito doppler: um kit didático de robótica com a utilização de um laboratório portátil
O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC‟s) no ensino de Física debruça-se sobre a problemática acerca da metodologia no ensino, atacando o estereótipo de uma disciplina chata, tediosa e difícil, além de contemplar a utilização de conteúdos digitais multimídia no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua influência na mudança nas práticas do professor. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as novas modalidades de leitura e escrita potencializadas nos ambientes v...
Telemetria com o uso de arduino em lançamento de foguetes no ensino médio: uma metodologia alternativa para ensinar cinemática no lançamento oblíquo de foguetes de garrafa PET
Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa que relaciona a temática dos conceitos vistos na cinemática do lançamento oblíquo com a prática experimental por meio da telemetria de lançamento de foguete de garrafa PET. O objetivo central desta pesquisa é descrever a elaboração de um kit experimental para lançamento de foguetes de garrafas PET com uso do arduino através de cinco etapas de uma sequê...
- 38 UFMA
- 38 Dissertação
Coleções desta comunidade
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA [38]
Esta coleção contém as dissertações defendidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física da UFMA.