Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Zinole Helena Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvana Maria Moura dapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:06Z-
dc.date.available2007-09-06pt_BR
dc.date.issued2006-04-17pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Zinole Helena Martins. PERTAINING TO SCHOOL INCLUSION OF PUPILS WITH MENTAL DEFICIENCY IN BASIC EDUCATION: between possible and the desirable one. 2006. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/122-
dc.description.resumoA inclusão escolar de pessoas com deficiência mental no Ensino fundamental representa um grande desafio para as redes municipais de ensino, cabendo aos Municípios a obrigatoriedade de oferecer Ensino fundamental aos educandos. A inclusão escolar para alunos com deficiência mental é de suma importância para a sua formação, para a socialização, para a aprendizagem de papéis sociais e, também, para evitar transtornos futuros à aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi analisar como está ocorrendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência mental no Ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva e, para atingir os objetivos traçados, optou-se pelo método dialético, com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram cinco diretores e vinte e um professores das escolas-pólo, que incluem alunos com deficiência mental em salas regulares do ensino fundamental. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados documentos internacionais, nacionais, estaduais e municipais sobre inclusão escolar, assim como entrevistas estruturadas com esses diretores e professores. Os locais da pesquisa foram cinco escolas-pólos situadas na zona urbana de São Luís, nos bairros Centro, Cohab, Pão-de-açúcar, Cidade Operária e Alemanha. Os resultados obtidos mostraram que os diretores têm uma percepção de alunos com deficiência como pessoas com limitações e potencialidades, enquanto professores ainda têm necessidade de criar rótulos para os mesmos; as barreiras atitudinais e a formação de docentes são os impeditivos mais freqüentes para a consecução da inclusão escolar de alunos com deficiência mental no ensino fundamental; a formação especializada de docentes é a medida mais citada por diretores e professores para a efetivação da inclusão e o principal benefício para a comunidade escolar e para a sociedade advindo da inclusão escolar de alunos com deficiência mental no ensino regular é aprender a lidar e conviver com essas pessoas. Verificou-se, ainda, que a perspectiva de inclusão, que tem sido adotada pela rede municipal de ensino, é o da inclusão com a manutenção das modalidades de atendimento em educação especial. Os alunos com deficiência mental são preparados em classes especiais e, posteriormente, encaminhados para a sala regular. Este procedimento, no entanto, não se coaduna com o princípio da inclusão e ,sim, com a integração. Desta forma, a rede municipal de ensino de São Luís parece trabalhar nos moldes da Educação integrada e não da Educação inclusiva, na medida em que o aluno com deficiência mental parece não se mostrar apto a freqüentar a sala regular.por
dc.description.abstractThe school inclusion of students with mental deficiency on basic education represents a great challenge to the municipal teaching system. To the municipality is required to offer the basic Education for the students. The school inclusion of people with mental deficiency is of the utmost importance for the formations and socialization of the children as well as the learning of social paper in order to avoid future disturbaces as to the students learning. The goal of this dissertation is to considerer how is happening the process of school inclusion of people with mental deficiency on basic Education of the municipal teaching system in São Luís of Maranhão. A descriptive search was realized to reach the sketch goals, when it was chosen the dialectical method with a qualitative treatment. Five principals and twenty-one teachers of pole school were analysed. On the collect of information it was used the analysis of internacional, national, state and municipal files about social inclusion as well as interviews half-structuralized with those principals and teachers. The places of the field research were five pole schools situated on the urban area of São Luís in the quarters Centro, Cohab, Pão-de-Ácúcar, Cidade Operária e Alemanha. The results show that principals made a perception of students with deficiency as human beings with limitations and potentiality, while the teachers still have the need to create a label to themselves , they present a light or expressed bias wich reveal itself an impeditive way to the students success and the pertaining as to the school inclusion of students with mental deficiency in the basic Education. The paper also considered the formation, that s to say the special educational courses directed to the right treatment of such students. It was revealed that those professionals have not the desired courses as to the mental deficiency of population of students at the municipal pole schools. It was verified that, at the pole schools of the municipality teaching net, the inclusion adopted is that with maintenance of the modalities of attendance in special education. Later the students are directed to regular rooms. This procedure however is only the principle of integration not that one of inclusion. The municipality system seems to work the approaches and molds of the integrated Education; the students with mental deficiency must reveal themselves apt to frequent the regular classrooms.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zinole Leite.pdf: 705168 bytes, checksum: dd13da7da4fcbb8b29565294d3f50e6b (MD5) Previous issue date: 2006-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectDeficiência mentalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectMental Deficiencyeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleINCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL : entre o possível e o desejávelpor
dc.title.alternativePERTAINING TO SCHOOL INCLUSION OF PUPILS WITH MENTAL DEFICIENCY IN BASIC EDUCATION: between possible and the desirable oneeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Zinole Leite.pdf688,64 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.