Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/121
Tipo do documento: Dissertação
Título: IMAGENS ARQUETÍPICAS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA ESCOLA: em busca de um encantamento no processo ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): THE ARCHETYPAL IMAGES THAT PERMEATE THE RELATIONSHIP BETWEEN STUDENTS AND TEACHERS: looking for the enchantment in the teaching-learning process
Autor: Brussio, Josenildo Campos
Primeiro orientador: BARROS, João de Deus Vieira
Resumo: Aborda-se a relação entre professor e aluno na sala-de-aula pela Teoria do Imaginário, objetivando apreender as imagens arquetípicas que permeiam essa relação entre discentes e docentes no processo ensino-aprendizagem. Como referencial teórico e instrumentos metodológicos, contamos com a classificação isotópica das imagens de Gilbert Durand (1997), as poéticas do devaneio e do espaço de Gaston Bachelard (2006/1998) e a noção de arquétipos de Carl Jung (1996). Utilizamos ainda o desenho livre e a narrativa, além do questionário aberto e a observação de campo para a captação de imagens. Dessa forma, pudemos analisá-las e constatamos que se organizavam em três grandes eixos: 1 - imagens referentes à escola, 2 - imagens referentes ao professor e 3 - imagens referentes ao aluno. Percebemos ainda que as imagens sugeriram existir um possível encantamento na relação entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Approach the relationship between teacher and student in the hall-of-classroom by the Theory of Imaginary, aiming to seize the archetypal images that permeate the relationship between students and teachers in the teaching-learning process. As theoretical reference and methodological tools, we expect isotopic classification of images of Gilbert Durand (1997), the poetic of dreams and poetic of the area of Gaston Bachelard (2006/1998) and the concept of archetypes of Carl Jung (1996). Still use the design freedom and the narrative, in addition to the questionnaire open and the observation of the field for the capture of images. Thus, we reviewed them and found that if organized into three main areas: 1 - images for the school, 2 - images for the teacher and 3 - images for the student. Also noticed that the images suggested a possible enchantment exist in the relationship between teachers and students in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Imaginário
imagens arquetípicas
relação professor-aluno
encantamento
Imaginary
archetypal images
teacher-student relationship
enchantment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: BRUSSIO, Josenildo Campos. THE ARCHETYPAL IMAGES THAT PERMEATE THE RELATIONSHIP BETWEEN STUDENTS AND TEACHERS: looking for the enchantment in the teaching-learning process. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/121
Data de defesa: 26-Fev-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Josenildo Brussio.pdf2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.