Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Elisângela Santos dept_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:05Z-
dc.date.available2008-04-29pt_BR
dc.date.issued2007-08-20pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Elisângela Santos de. EDUCATIONAL TRAJECTORY OF WOMEN IN SETTLEMENT OF AGRARIAN REFORMATION IN TOCANTINA REGION - MA. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/120-
dc.description.resumoA investigação aborda a questão de mulheres camponesas e sua educação em assentamentos da Reforma Agrária na região Tocantina MA. Realizamos estudo sobre a trajetória das mulheres camponesas em busca de reconhecimento da categoria de mulher trabalhadora rural, enfocando as lutas dos movimentos em prol da educação do campo no Brasil, no Maranhão e na região Tocantina, enfatizando as protagonistas deste processo. Estudo de caráter qualitativo, desenvolvido com o objetivo de estudar como as relações de gênero interferem nas trajetórias educacionais das mulheres camponesas jovens e adultas. Traz contribuições teóricas de Scott, Moscovici, Jodelet, Sá, Silva, Louro, Nobre, nas perspectivas de gênero e de representação social. Foram realizadas entrevistas no período de 2005/2007, fazendo uso do enfoque metodológico da historia oral, através de entrevistas semi-estruturadas. Os relatos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temático, utilizando-se as categorias gênero e representação social para as interpretações. Relata a importância do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA na região Tocantina e sua contribuição para a elevação da escolaridade daquela parcela da população. Aborda as relações vivenciadas pelas mulheres camponesas, a partir das relações de gênero e de suas representações sociais de mulher camponesa e escolarizada. Enfoca aspectos das trajetórias de vida dessas mulheres, onde estão explicitadas e muitas vezes implícitas as dificuldades na busca por escolarização. Enfim o estudo ressalta a influência das relações de gênero na elaboração das representações sociais dadas as suas condições específicas.por
dc.description.abstractThe inquiry approaches the question of countrywomen and your education in settlement of the Agrarian Reformation in the Tocantina region - MA. We carry through study on the trajectory of countrywomen in search of recognition of the category of agricultural worker woman, focusing the fights of the movements in favor of the education of the field in Brazil, in Maranhão and the Tocantina region, emphasizing the protagonists women of this process. Study of qualitative character, developed with the objective to study as the gender relations they intervened with the educational trajectories of adult and young countrywomen. It brings theoretical contributions of Scott, Moscovici, Jodelet, Sá, Silva, Louro, Nobre, in the perspectives of gender and social representation. Interviews in the period of 2005/2007 had been carried through, using the methodological approach of the verbal history, through halfstructuralized interviews. The stories had been submitted to the technique of thematic analysis of content, having the categories gender and social representation for the interpretations. It tells to the importance of the National Program of Education in the Agrarian Reformation - PRONERA in the Tocantina region and its contribution for the rise of the schooling of that parcel of the population. It approaches the relations lived deeply for the countrywomen, from the relations of gender and your social representations of countrywomen and learned woman. It focuses aspects of the trajectories of life of these women, where are explicit and many times implicit the difficulties in the search for schooling. At last the study stands out the influence of the relations of gender in the elaboration of the social representations in its specific conditions.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elisangela Santos Amorim.pdf: 2170978 bytes, checksum: ea4c5760b6a43c7114a551fce2702a5c (MD5) Previous issue date: 2007-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectMulheres Camponesaspor
dc.subjectEJApor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectCountrywomeneng
dc.subjectE JAeng
dc.subjectGendereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleTrajetória educacional de mulheres em assentamentos de reforma agrária na região tocantina-MApor
dc.title.alternativeEDUCATIONAL TRAJECTORY OF WOMEN IN SETTLEMENT OF AGRARIAN REFORMATION IN TOCANTINA REGION - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elisangela Santos Amorim.pdf2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.