Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Nataniel da Vera-cruz Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:05Z-
dc.date.available2008-04-29pt_BR
dc.date.issued2008-03-18pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Nataniel da Vera-cruz Gonçalves. THE NORMAL HIGH TELE-PRESENTIAL AND THE TRILOGY: educational policy, training of teachers (s) and distance education. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/119-
dc.description.resumoO estudo aborda a temática da política de formação de professores via educação a distância (EAD), materializada no Convênio entre a UNITINS/EDUCON (atual EADCON), desenvolvida inicialmente no estado do Tocantins a partir de 2000. Tem por objetivo explicitar algumas das múltiplas determinações que constituíram a política de formação inicial de professores, viabilizada inicialmente, pelo Curso Normal Superior. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa virtual. Assim, aborda-se o contexto de origem do estado do Tocantins e de sua realidade educacional. Em seguida, as modificações ocorridas no capitalismo e sua vertente neoliberal, bem como os desdobramentos (uma reengenharia), na reforma dos estados nacionais e das políticas educacionais, com o protagonismo do Banco Mundial, da Cepal e da Unesco. Nesse sentido analisa-se as orientações destas agências internacionais com destaque para a adoção da Educação a Distância (EAD), aliada a uma nova política de formação professores. A operacionalização da política de formação de professores oferecida inicialmente no Tocantins pela UNITINS/EDUCON coaduna-se ao ideário da Reforma Educacional implementada mais fortemente nos anos de 1990, articulada aos interesses neoliberais, na perspectiva do oferecimento de uma formação aligeirada, flexibilizada, focalizada, financiada pelos estudantes e controlada pelo mercado. Nesse cenário ocorre uma desobrigação do Estado para com o financiamento e manutenção das esferas sociais, dentre elas a da educação, contudo sua permanência como indutor de políticas liberais voltadas para o reordenamento e novas exigências do capital.por
dc.description.abstractThe study addresses the theme of the policy of training teachers using the distance education (EAD), reflected in the Agreement between the UNITINS / EDUCON (current EADCON), developed initially in the state of Tocantins from 2000. Its aim explain some of the multiple determinations that formed the policy of initial training of teachers, initially rendered possible by Superior Normal Course. The methodology is based on the literature search, analysis and research virtual documentary. Thus, addresses itself the context of origin of the state of Tocantins and its educational reality. Then, the changes in the neoliberal capitalism and its aspects, as well as the developments (a reengineering), the reform of state and national educational policies, the role of the World Bank, the CEPAL and UNESCO. Thus analyses are the guidelines of these international agencies with emphasis on the adoption of the Distance Education (EAD), combined with a new policy of training teachers. The establishment of the policy of training teachers offered initially in the Tocantins by UNITINS / EDUCON agree with the educational reform implemented in 1990 decade and articulated with neoliberal, interests and the prospect of offering a fast training, focused, funded by students and controlled by the market. In this background there is a release of the state towards the financing and maintenance of the social spheres, among them the education, but his stay as inducer of liberal policies directed to the redevelopment and new demands of the capital.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nataniel Vera-Cruz.pdf: 611040 bytes, checksum: c2b4c0e81b1efd755ef591791b9d6fda (MD5) Previous issue date: 2008-03-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectThe distance educationeng
dc.subjectTraining for teacherseng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO NORMAL SUPERIOR TELE-PRESENCIAL E A TRILOGIA: política educacional, formação de professoras(es) e educação a distânciapor
dc.title.alternativeTHE NORMAL HIGH TELE-PRESENTIAL AND THE TRILOGY: educational policy, training of teachers (s) and distance educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nataniel Vera-Cruz.pdf596,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.