Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Rosângela Melopt_BR
dc.contributor.advisor1ARAGÃO, Vânia Maria de Fariaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0991859279330676por
dc.date.accessioned2016-08-19T18:16:08Z-
dc.date.available2007-12-20pt_BR
dc.date.issued2006-10-31pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Rosângela Melo. EVALUATION OF HEARINGIN PROBLEMS IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF SÃO LUÍS-MARANHÃO. 2006. 61 f. Dissertação (Mestrado em saúde da mulher e saúde materno-infantil) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1191-
dc.description.resumoIntrodução: Problemas auditivos passam despercebidos por pais e professores. Após os cinco anos de idade, a principal queixa, em crianças que não ouvem normalmente, é a dificuldade de aprendizagem. Objetivos: Avaliar as alterações otoscópicas e auditivas em escolares; comparar os resultados suspeitos de perda auditiva, pela triagem com os exames de emissões otoacústicas evocadas (EOAE) transientes (EOAT) e por produto de distorção (EOAPD), com dados dos exames audiométricos; observar qual dos dois procedimentos de EOAE responde melhor para triagem em escolares; caracterizar os tipos de perdas auditivas de acordo com o exame audiométrico. Material e métodos: Estudo Transversal em 451 escolares, com idade entre 6 e 11 anos, estudantes da 1ª série do ensino fundamental, de 19 escolas públicas municipais em São Luís, no período de 1º de agosto a 15 de dezembro de 2005. Foram feitos, na própria escola, os exames otoscópicos com remoção de cerume quando necessário e os exames de EOAT e EOAPD em todos os escolares. Nas crianças que apresentaram alteração em algum momento dos exames de EOAT e/ou EOAPD foi realizado a audiometria (em cabine acústica) e imitanciometria. Resultados: Encontrou-se uma freqüência de 18,6% de rolhas de cerume e 7,6% de alterações otoscópicas. Após triagem com EOAT e EOAPD não foi encontrada diferença estatisticamente significante quando comparamos os resultados dos exames que falharam somente nas EOAT e EOAPD com dados dos exames audiométricos, no entanto quando comparado esses dados com falha nos dois exames houve diferença significante (p < 0,05). A freqüência de alterações auditivas diagnosticadas foi de 6,7%. Conclusões: A perda auditiva condutiva foi a mais freqüente. Os dois procedimentos de EOAE respondem bem a triagem auditiva em escolares.por
dc.description.abstractIntroduction: Hearing problems go unnoticed by parents and teachers. Past five years of age, the main complaint, about children who have hard hearing is that they have difficulty in learning. Objective: Evaluate otoscopic and hearing alterations in school children; compare these results to suspected hearing loss, through triage with the exams of evoked otoacoustic emissions (EOAE) transients (TEOAE) and by distortion product (DPEOAE), using data from audiometric exams; observe which of the procedures of EOAE better respond to school children triage; characterize the types of hearing losses in accordance to the audiometric exam. Material and methods: Transversal study in 451 school children, between 6 and 11 years of age, students of grade 1 (fundamental), of 19 municipal public schools in São Luís, from the period of 1st August to 15th December 2005. At the school, otoscopic exams with the removal of wax were done when necessary, and the TEOAE and DPEOAE exams were also done on all school children. Audiometry (in an acoustic cabin) and acustic impedance were performed on the children which presented alteration at any point during the TEOAE and/or DPEOAE exams. Results: A frequency of 18,6% of wax balls and 7,6% of otoscopic alterations were found. As for the TEOAE and DPEOAE triage, no significant statistic difference was found when comparing the results of the exams which failed only in the TEOAE and DOEOAE with audiometric exam data, however, when comparing this fail data to both of these exams there was a significant difference (p < 0,05). The frequency of hearing alterations diagnosed was of 6,7%. Conclusions: The conductive hearing loss was the most frequent. Both EOAE procedures responded well to the hearing triage in school children.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-19T18:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Melo Vasconcelos.pdf: 203221 bytes, checksum: cac388ac180b319d57348683dfa0e97b (MD5) Previous issue date: 2006-10-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentsaúde da mulher e saúde materno-infantilpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectemissões otoacústicaspor
dc.subjectaudiometriapor
dc.subjectperda auditivapor
dc.subjectescolarespor
dc.subjectotoacustic emissionseng
dc.subjectaudiometryeng
dc.subjecthearing losseng
dc.subjectschool childreneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpor
dc.titleAVALIAÇÃO AUDITVA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MARANHÃOpor
dc.title.alternativeEVALUATION OF HEARINGIN PROBLEMS IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF SÃO LUÍS-MARANHÃOeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosangela Melo Vasconcelos.pdf198,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.