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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS PREMATURAS COM BAIXO PESO, ASSISTIDAS EM UM HOSPITAL MATERNIDADE ESCOLA DE REFERÊNCIA. SÃO LUÍS, MARANHÃO, 2012
Título(s) alternativo(s): EVALUATION EPIDEMIOLOGICAL AND NEUROPSYCHOLOGICAL PREMATURE CHILDREN WITH LOW WEIGHT ASSISTED IN A MATERNITY HOSPITAL SCHOOL OF REFERENCE. SÃO LUÍS, MARANHÃO, 2012.
Autor: Martins, Michelle de Sousa Fontes 
Primeiro orientador: BRITO, Luciane Maria Oliveira
Resumo: INTRODUÇÃO: É grande o interesse de profissionais da área da Saúde para com os cuidados com crianças que nascem com baixo peso. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), são consideradas de baixo peso, crianças nascidas com peso ≤ 2.500g. As habilidades intelectuais, sociais e emocionais são necessárias para o bom desempenho escolar. Déficits de desenvolvimento se tornam especialmente evidentes quando as crianças atingem a idade pré-escolar, indicando que crianças que foram bebês prematuros de baixo peso ao nascimento têm desempenho escolar significativamente pior em relação a crianças da mesma idade. OBJETIVOS: Determinar o perfil epidemiológico e neuropsicológico de crianças prematuras, com baixo peso, assistidas em um hospital maternidade escola de São Luís, Maranhão. METODOLOGIA: Realizou-se estudo transversal com abordagem quantitativa, com coorte de nascimento no ano de 2001 de recém nascidos internados no Hospital Universitário Unidade Materno-Infantil do HUUFMA. Pesquisou-se 45 prontuários, destas crianças apenas 27 participaram do estudo, realizou-se levantamento de dados através dos prontuários e foi aplicada a Escala WISC III. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na pesquisa realizada os pais das crianças apresentavam nível sócio-econômico baixo, mas as crianças, em sua maioria apresentaram QI Total na categoria média na Escala WISC III; não foi encontrada nenhuma diferença estatística em QI Verbal, QI de execução e QI total dos grupos estudados, nem relação de dependência significativa entre variáveis epidemiológicas e prematuridade com baixo peso. CONCLUSÃO: Independente do peso ao nascer, sem intercorrências graves durante a gravidez e parto, a criança pode desenvolver seu cognitivo intelectual, seu cognitivo social e suas habilidades sociais de forma satisfatória e harmônica, (desde que estimuladas adequadamente e sob orientação de profissionais especializados), da mesma forma que transcorre o desenvolvimento de crianças que nascem a termo e com peso normal ao nascer.
Abstract: INTRODUCTION. Health professionals are especially concerned with the care of low birth weight children. According to the World Health Organization (WHO) criteria, birth weight below 2500 grams is considered as low. Low birth weight has been found to place the child s future emotional, intellectual, and learning development at risk. Some studies have shown that, on the average, during the preschool phase, premature and low birth weight children evince lower cognitive performance than their normal weight peers. OBJECTIVES. Ascertain the epidemiological and neurological profile of premature, low birth weight children evaluated in a hospital school in Sao Luis, Maranhão. METHODS: A cross-sectional study with a quantitative approach to birth cohort in 2001 of newborns admitted to the Hospital Unit of the Maternal and Child HUUFMA. Researchers recorded 45 records, only 27 of these children participated in the study was conducted using survey data from medical records and was applied to Scale WISC III. RESULTS AND DISCUSSION. Based on findings, although the children sampled were from low-income families, their average total IQ (WISC-III) was in the normal range. Within the children sample there were no significant differences between Verbal and Performance IQ. No significant dependence relationship between epidemiological variables and preterm low birth weight.CONCLUSION: Regardless of birth weight, without severe complications during pregnancy and childbirth, the child can develop their cognitive intellectual, their social and cognitive social skills in a satisfactory and harmonious, (provided that adequately stimulated and under the guidance of skilled professionals), the same way that passes the development of children born at term and normal birth weight.
Palavras-chave: Testes de inteligência
QI
Psicologia Infantil
Prematuridade
Baixo Peso
WISC III
Intelligence Quotient
IQ
prematurity
low birth weight
WISC III
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: saúde da mulher e saúde materno-infantil
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL
Citação: MARTINS, Michelle de Sousa Fontes. EVALUATION EPIDEMIOLOGICAL AND NEUROPSYCHOLOGICAL PREMATURE CHILDREN WITH LOW WEIGHT ASSISTED IN A MATERNITY HOSPITAL SCHOOL OF REFERENCE. SÃO LUÍS, MARANHÃO, 2012.. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em saúde da mulher e saúde materno-infantil) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1164
Data de defesa: 20-Jun-2012
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