Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/111
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vozes e Saudades: as narrativas das ex-alunas sobre a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção
Autor: Santiago, Alda Margarete Silva Farias
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Resumo: A pesquisa intitulada Vozes e Saudades: as narrativas das ex-alunas sobre a Escola Normal Nossa Senhora da Assunção - Guimarães teve como objetivo analisar a relevância desta instituição de ensino para a construção das trajetórias pessoais e profissionais de suas ex-alunas, baseada em suas narrativas, com vistas à compreensão das posições assumidas pela escola, a vitalidade da obra educacional da Ordem Religiosa Irmãs da Assunção da Santa Virgem e suas ideias no que concerne à construção de uma educação feminina e na defesa dos direitos das mulheres, no município de Guimarães, na segunda metade do século XX. A metodologia aplicada fundamentou-se na Nova História Cultural e utiliza-se pesquisa bibliográfica, análise documental e faz uso do enfoque metodológico da história oral, por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre os autores referenciados, destacam-se: Certeau, Benjamin, Nora, Scott, Touraine, Matos, Soihet, Lacroix, Saldanha, entre outros. O texto dissertativo está organizado em três seções: a primeira aborda aspectos históricos do município de Guimarães MA, em seguida, discorre-se sobre a situação das mulheres naquele contexto, os papéis atribuídos a elas, as formas de organização e estratégias utilizadas no tocante à situação educacional, especialmente no período que antecede a chegada das Missionárias canadenses ao Brasil, no ano de 1956. No segundo capítulo, coloca-se em relevo a origem e expansão da Ordem Religiosa das Irmãs da Assunção da Santa Virgem, buscando-se evidenciar os motivos que favoreceram sua vinda para o Brasil, especificamente para Guimarães. Destacam-se as ações que revelam o protagonismo da missão educacional das Irmãs, a repercussão de suas atividades neste Município, seu posicionamento religioso, social e político em um período de profundas transformações na Igreja Católica e no País. No terceiro capítulo analisa-se a relevância da Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção para a construção das trajetórias pessoais e profissionais de suas ex-alunas, a partir de suas narrativas, a fim de que se compreendam as posições assumidas pela escola, a vitalidade da obra educacional das religiosas e suas ideias no que concerne à construção de uma educação feminina e na defesa dos direitos das mulheres. Os resultados demonstraram a importância da Escola Normal como via de acesso ao processo de autonomia feminina, por meio da formação pessoal, profissional e da inserção de suas ex-alunas no mundo produtivo e nos demais espaços da vida pública.
Abstract: L'étude intitulée Voix et manquant: celles des anciens élèves des récits à propos de l'école normale de Notre-Dame de l'Assomption - Guimarães" visait à analyser la pertinence de cette institution d'enseignement pour la construction des trajectoires personnelles et professionnelles de ses anciens étudiants, le De leurs histoires afin de comprendre les positions prises par l'école, la vitalité du travail éducatif de l'ordre religieux des Soeurs de l'Assomption de la Sainte Vierge et ses idées concernant la construction de l'éducation et la défense des droits des femmes des femmes dans la municipalité de Guimarães, à partir de la deuxième moitié du siècle dernier. La méthodologie est basée sur l'histoire culturelle du Nouveau et utilise revue de la littérature, l'analyse de documents et fait usage de l'approche méthodologique de l'histoire orale, à travers des entretiens semi-structurés. Parmi les auteurs référencés sont: Certeau, Benjamin, Nora Scott, Touraine, Matos, Soihet, Lacroix, Saldanha, entre autres. Le texte argumentatif est organisé en trois sections, la première portant sur les aspects historiques de la ville de Guimarães - MA pour mener ensuite à propos de la situation des femmes dans ce contexte, les rôles qui leur sont assignés, les formes organisationnelles et des stratégies utilisées en relation la situation de l'éducation, en particulier dans la période avant l'arrivée de la mission canadienne au Brésil en l'an 1956. Dans le deuxième chapitre de mettre en relief l'origine et l'expansion de l'ordre religieux de l'Assomption de la Bienheureuse Soeurs Vierges et cherchent à mettre en évidence les raisons qui ont favorisé leur venir au Brésil, plus précisément à Guimarães. Mettre en évidence les actions qui révèlent le rôle de la mission éducative des Soeurs, l'impact de ses activités dans cette municipalité, sa position religieuse, sociale et politique dans une période de profonds changements dans l'Église catholique et le pays. Dans le troisième chapitre, nous analysons la pertinence de l'École normale régional Notre-Dame de l'Assomption pour la construction des trajectoires personnelles et professionnelles de ses anciens élèves, de leurs histoires afin de comprendre les positions prises par l'école, la vitalité du travail éducatif des religieux et des idées sur la construction une éducation des femmes et la défense des droits des femmes. Les résultats ont montré l'importance de l'école normale comme une passerelle vers le processus d'autonomie des femmes, à travers la formation personnelle, professionnelle et l'insertion de ses anciens élèves dans le monde de la production et d'autres domaines de la vie publique.
Palavras-chave: Mulheres
Educação
Escola Normal
Femmes
École Normale
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias. Vozes e Saudades: as narrativas das ex-alunas sobre a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/111
Data de defesa: 30-Set-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao-AldaMargareteSilvaFariasSantiago.pdf828,67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.