Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767658067485112por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Raimundo Antonio dapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T18:15:54Z-
dc.date.available2008-03-06pt_BR
dc.date.issued2007-12-15pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Aparecida. CLINICAL STUDY OF ISSUES IN THE THIRD MOLARS OF X-RAY ASPECTS IN STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN SÃO LUÍS (MA). 2007. 64 f. Dissertação (Mestrado em saúde da mulher e saúde materno-infantil) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1101-
dc.description.resumoOs terceiros molares apresentam características bastante peculiares quanto à erupção, inclusão e complicações que requerem uma avaliação clínica e radiográfica mais detalhada para melhor definir o diagnóstico e tratamento quando necessário. O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos clínicos e radiográficos dos terceiros molares com relação à inclusão, agenesia, complicações e posições anatômicas numa população de 155 estudantes de 18 a 21 anos de ambos os sexos, atendidos de novembro de 2006 a maio de 2007 no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão. Foi verificada a presença ou ausência dos terceiros molares por meio de exame clínico e radiográfico. Os dentes presentes com rizogênese completa foram classificados em diferentes estados de inclusão, baseadas na classificação de Winter e Pell e Gregory. Registraram-se ainda as complicações e patologias relacionadas a estes dentes. De uma população de 155 estudantes, obtivemos 531 dentes presentes e 89 ausentes. Daqueles presentes, 462 foram avaliados quanto ao estado de inclusão e classificações propostas, visto que apresentavam completa formação de suas raízes. Os resultados mostraram que 51,7% destes dentes encontravam-se em diferentes estados de inclusão, onde a grande maioria estavam em inclusão parcial ou semi-inclusos (84,1%) e 15,9% em inclusão total. As posições mais freqüentes segundo Winter e Pell e Gregory foram a vertical (70,1%), seguida de mesial (19%), distal (7,8%), horizontal (2,8%); outros (0,3%); com posições A (54,5%); B (38,7%) e C (6,7%) e classes I (62,3%), II (35,1%) e III (2,5%). A anodontia congênita foi consideravelmente freqüente nesta população com 14,4%; Alterações patológicas e sintomatologia associadas a esta condição como a dor e cárie na distal do dente adjacente foram observadas. As posições mais encontradas foram Vertical, Classe I e posição A.por
dc.description.abstractThird molars present very peculiar characteristics with respect to eruption, inclusion and complications that require more detailed clinical and x-ray evaluation as to better define the diagnosis and treatment strategies when needed. This study aims at investigating third molars clinical and x-ray aspects concerning inclusion, agenesis, complications and anatomic positions in a both sexes population of 155 students ranging from 18 to 21 years old, treated from November, 2006 to May, 2007, at the technological education Federal Centre of Maranhão State. The presence/absence of third molars was verified through clinical and x-rays check ups. Teeth that presented complete root formation were classified into different inclusion states based upon Winter, and Pell Gregory classification. Complications and pathologies concerning these teeth were also recorded. From that 155 student s population, 531 third molars were present and 89 absent. From those 531 present, 462 were evaluated with respect to the inclusion and the proposed classification, once they presented total root formation. Results showed that 51,7% of those teeth were under different inclusion states, in which the majority was partially or semi-included (84,1%) and 15,9% presented total inclusion. According to Winter and Pell Gregory, the most frequent positions were the vertical (70,1%), followed by the mesial (19%), the distal (7,8%) and horizontal (2,8%); others (0,3%) were at the positions A (54,5%); B (38,7%) and C (6,7%), and belonged to the classes I (62,3%), II (35,1%) and III (2,5%). Congenital toothless situation was rather frequent in this population reaching 14,4%. Pathological alterations and sintomatoly associated with this condition such as pain and caries at the adjacent teeth distal portion were observed. Most frequent positions were the Vertical, Class I and position A.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-19T18:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida Costa.pdf: 826585 bytes, checksum: a77ede039fa43ce50d8718885aae1701 (MD5) Previous issue date: 2007-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentsaúde da mulher e saúde materno-infantilpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerceiro molarpor
dc.subjectInclusão dentáriapor
dc.subjectComplicação e posição anatômicapor
dc.subjectThird molareng
dc.subjectDental inclusioneng
dc.subjectComplication and anatomical positioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpor
dc.titleESTUDO DOS ASPECTOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DOS TERCEIROS MOLARES EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUIS (MA)por
dc.title.alternativeCLINICAL STUDY OF ISSUES IN THE THIRD MOLARS OF X-RAY ASPECTS IN STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN SÃO LUÍS (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Aparecida Costa.pdf807,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.