???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/109
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS O DILEMA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Um estudo de caso da prática avaliativa de professores da rede estadual de ensino do maranhão
Título(s) alternativo(s): PRACTICAL CONCEPTIONS AND THE QUANDARY OF THE EVALUATION OF THE LEARNING: A study of case of the evaluation practical of professors of the state net of education of the Maranhão
Autor: Machado, Silvana Maria Guimarães
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Resumo: A presente pesquisa analisa a avaliação da aprendizagem para além de uma praxiologia, buscando elementos explicativos nas epistemologias. A ação investigativa objetiva desvelar o que está subjacente às práticas avaliativas que contribuem para o fracasso escolar e exclusão social dos sujeitos. Ao mesmo tempo, busca levantar proposições e orientações teórico-metodológicas, numa abordagem dialética e histórico-crítica, situando a avaliação a favor das aprendizagens.
Abstract: The present research analyzes the evaluation of the learning for beyond a study of practice, searching clarifying elements in the scientific study of the knowledge. Investigation action has the purpose to unveil what it is underlying to the testing practices that contribute for the failure pertaining to school and social exclusion of the fellows. At the same time, it searches to raise proposals and theoretician-methodologies orientations, in a dialectic and hysterical-critic and boarding, pointing out the evaluation in favor of the learning s.
Palavras-chave: Avaliação
Currículo e Aprendizagem
Evaluation
Curriculum and Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MACHADO, Silvana Maria Guimarães. PRACTICAL CONCEPTIONS AND THE QUANDARY OF THE EVALUATION OF THE LEARNING: A study of case of the evaluation practical of professors of the state net of education of the Maranhão. 2006. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/109
Data de defesa: 8-Mar-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvana machado.pdf758,33 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.