Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1071
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS: O CASO DO RECONHECIMENTO DA LEISHMANIOSE VISCERAL
Título(s) alternativo(s): THE EDUCATION OF SCIENCES AND THE SCIENTIFIC SPREADING IN THE SCHOOLS OF BASIC EDUCATION IN SÃO LUÍS: THE CASE OF THE RECOGNITION OF THE VISCERAL LEISHMANIOSE
Autor: Lima, Maria Eliana Alves 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Antonio José Silva
Resumo: Estudo prospectivo das condições e métodos do ensino de ciência em escolas de ensino fundamental em São Luís como forma de reconhecimento entre alunos da Leishmaniose Visceral Americana (LVA), problema de saúde endêmica na ilha de São Luis com prevalência em crianças na faixa etária escolar. Enfoca-se a necessidade de contribuição da escola para o esclarecimento da comunidade sobre o controle da doença. A pesquisa teve como objetivo verificar se o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental contribui para o reconhecimento, entre alunos, da leishmaniose visceral. O estudo foi realizado na Ilha de São Luís, nas localidades de Cidade Olímpica, no município de São Luis e Vila Bom Viver no Município de Raposa como áreas endêmicas para coleta de dados e os bairros da Alemanha e Centro no Município de São Luís, como áreas de controle. Foram selecionadas cinco escolas da rede pública municipal, sendo 3 em área endêmica e 2 em área não endêmica, para aplicação de questionários semi-estruturados entre os alunos de 3ª e 7ª séries do ensino fundamental com perguntas sobre reconhecimento da epidemiologia da LVA e sobre aspectos sócio-econômicos dos alunos. Foram aplicados testes de Qui-Quadrado (x2) de independência para analisar as diferenças no nível de conhecimento sobre a LVA nas escolas pesquisadas. A análise de resultado mostrou que não houve diferença significativa nas respostas das duas áreas com relação ao conhecimento da LVA (x2 = 0,886), assim como sobre sua transmissão (x2 1,904); nos quesitos sobre a forma de conhecimento sobre a doença apenas 4,4% dos alunos em área endêmica e 3,8% em área não endêmica afirmam ter ouvido falar sobre a LVA nas aulas de ciência; porém nas duas áreas não houve diferença de resposta sobre a aprendizagem por meio da aula de ciência (x2 = 0,007). Conclui-se que não há diferença significativa no conhecimento dos alunos de área endêmica e não endêmica sobre a LVA e que as aulas de ciências não estão contribuindo para o reconhecimento da doença, mesmo quando a escola se encontra em uma comunidade de área endêmica, que, portanto, possui maior contato com a problemática.
Abstract: Prospectivo study of the conditions and methods of the education of science in schools of basic education in São Luís as form of recognition between pupils of Leishmaniose American Visceral (LVA), problem of endemic health in the island of Is Luis with prevalence in children in the pertaining to school etária band. It is focused necessity of contribution of the school for the clarification of the community on the control of the illness. The research had as objective to verify if the education of sciences in the schools of basic education contributes for the recognition, between pupils, of leishmaniose visceral. The study it was carried through in the Island of São Luís, in the localities of Cidade Olímpica, the city of Are Luis and Vila Bom Viver in the City of Raposa as endemic areas for collection of data and the quarters of Alemanha and Centro in the City of São Luís, as control areas. Five schools of the municipal public net had been selected, being 3 in endemic area and 2 in not endemic area, for application of questionnaires halfstructuralized between the pupils of 3ª and 7ª series of basic education with questions on recognition of the epidemiologia of the LVA and on partner-economic aspects of the pupils. Tests of Qui-Square (x2) of independence had been applied to analyze the differences in the level of knowledge on the LVA in the searched schools. The result analysis showed that it did not have significant difference in the answers of the two areas with regard to the knowledge of the LVA (x2 = 0,886), as well as on its transmission (x2 1,904); in the questions on the form of knowledge on illness only 4.4% of the pupils in endemic area and 3.8% in not endemic area they affirm to have heard to speak on the LVA in the science lessons; however in the two areas it did not have reply difference on the learning by means of the science lesson (x2 = 0,007). The school is concluded exactly that it does not have significant difference in the knowledge of the pupils of endemic and not endemic area on the LVA and that the lessons of sciences are not contributing for the recognition of the illness, when if it finds in a community of endemic area, that, therefore, it possess greater contact with the problematic one.
Palavras-chave: ensino de ciência
ensino fundamental
Leishmaniose Visceral Americana (LVA)
São Luís-Ma
science education
basic education
American Visceral Leishmaniose (LVA)
São Luís-Ma
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE/CCBS
Citação: LIMA, Maria Eliana Alves. THE EDUCATION OF SCIENCES AND THE SCIENTIFIC SPREADING IN THE SCHOOLS OF BASIC EDUCATION IN SÃO LUÍS: THE CASE OF THE RECOGNITION OF THE VISCERAL LEISHMANIOSE. 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em SAÚDE E MEIO AMBIENTE) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1071
Data de defesa: 10-Abr-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Eliana Alves Lima.pdf540,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.