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dc.creatorMonteiro, Raimundo Florpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227394P2por
dc.contributor.advisor1LIMA, Francisca das Chagas Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:03Z-
dc.date.available2016-08-03pt_BR
dc.date.issued2013-09-26pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Raimundo Flor. ENSINO MÉDIO ARTICULADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SESI-MA E SENAI-MA, MODALIDADE EJA. 2013. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/106-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a articulação do ensino médio com a educação profissional (EBEP - EJA) desenvolvida pelo SESI-MA - Serviço Social da Indústria e o SENAI - MA - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Estado e Gestão Educacional, Grupo de Pesquisa Políticas da Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. O objetivo geral que norteou o desenvolvimento do estudo consistiu em analisar o EBEP - EJA na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na forma concomitante, curso técnico em mecânica; identificar as diretrizes legais e institucionais que orientam o desenvolvimento da proposta; analisar as competências profissionais que orientam o processo de formação profissional; identificar as expectativas de formação dos alunos, frente às demandas de mercado; e, analisar a matriz de formação profissional, à luz da matriz de referencia demandada pelas empresas industriais que recebem os egressos do EBEP EJA do SESI-MA e SENAI-MA. Dos objetivos geral e específico emergiram questionamentos sobre as bases teóricas da formação profissional que conformam a estrutura da formação desenvolvida no curso objeto de análise. A construção do aporte teórico que deu sustentação ao desenvolvimento do estudo foram as contribuições de Frigotto, (2005), Ciavatta (2009), Ramos (2001), Oliveira (2005), Kuenzer (2007), dentre outros, além da análise documental dos seguintes documentos: Constituição Federal, LDBEN nº 9.394/96, Leis, Decretos e resoluções, e dos referenciais institucionais da CNI, FIEMA, SESI e SENAI. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, roteiro de entrevistas, aplicados a uma amostra previamente selecionada de 28 sujeitos entre alunos, técnicos da escola, e das empresas que recebem egressos dos cursos do SENAI, além das observações in loco com vistas a ampliar as informações sobre o objeto pesquisado. Através do confronto entre o disposto nos documentos legais e institucionais com os dados e informações coletadas através de instrumentos de pesquisa foi possível apontar fragilidades e potencialidades no processo de articulação entre o ensino médio e a educação profissional o que suscita intervenção com vistas à correção dos desvios detectados, tendo em vista que compromete o alcance dos objetivos do curso, face às de lacunas presentes na formação do técnico em mecânica, apontadas pelas empresas, o que provoca o distanciamento entre a formação pretendida e aquela que é efetivamente desenvolvida. Finalizando destaca-se que o projeto EBEP-EJA contempla um percurso formativo que tem como referência as demandas de formação apresentadas pelo mercado de trabalho industrial maranhense, ou seja, favorece o desenvolvimento das competências exigidas para garantir condições de empregabilidade dos egressos do curso.por
dc.description.abstractThis dissertation examines the articulation of high school with vocational education (EBEP - EJA) developed by SESI - MA - Social Service of Industry and Senai - MA - National Service of Industrial Learning. The study is linked to the State Line of Research and Education Management Research Group Policies Basic Education Program Graduate Education UFMA. The general objective that guided the development of the study was to analyze the EBEP - EJA in the form of Youth and Adults in concomitantly, technical course in mechanics, identifying the legal and institutional guidelines that guide the development of the proposal, analyze the skills professionals that guide the process of training, identify the expectations of students' education, meeting the demands of the market, and analyze the array of vocational training in the light of the reference matrix demanded by industrial firms that receive the graduates of the EJA EBEP SESI - MA and MA - SENAI Objectives of general and specific questions emerged about the theoretical training that shape the structure of training developed in the course analyzed. The construction of the theoretical framework that has underpinned the development of the study were the contributions of Frigotto, (2005), Ciavatta (2009), Ramos (2001), Oliveira (2005), Kuenzer (2007), among others, and documentary analysis of following documents: Constitution, LDBEN No. 9.394/96, Laws, Decrees and resolutions, and institutional frameworks CNI FIEMA, SESI and SENAI. Were used as research tools questionnaires, interview guide, applied to a sample of 28 pre- selected subjects among students, technical school, and the companies that receive the SENAI graduates of courses in addition to the in situ observations to broaden the information on the object searched. Through the confrontation between the provisions of legal documents and institutional data and information collected through survey instruments was possible to identify weaknesses and strengths in the process of articulation between high school and professional education which raises the intervention with a view to correcting the discrepancies in order to compromise the achievement of course objectives, given the gaps present in the technical training in mechanics, pointed out by the companies, which causes the distance between the training required and that which is effectively developed. Finally it is emphasized that the project EBEP - EJA comprises a training path that is relative to the demands of training presented by the industrialist labor market Maranhão, in such case, favors the development of the skills required to ensure employability of the graduates of the course.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoRAIMUNDOFLORMONTEIRO2013.pdf: 2003805 bytes, checksum: 41f5d9c7f1ef9186e1979460a5460a5f (MD5) Previous issue date: 2013-09-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProjeto EBEP EJApor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectProject EBEP EJAeng
dc.subjectSkillseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleENSINO MÉDIO ARTICULADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SESI-MA E SENAI-MA, MODALIDADE EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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