Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardozo, Marlon Bruno Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206547H6por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:02Z-
dc.date.available2016-08-03pt_BR
dc.date.issued2015-03-27pt_BR
dc.identifier.citationCARDOZO, Marlon Bruno Barros. ARE THE LEGENDS OF LUIS MARANHÃO AND A IMAGINARY EDUCATIONAL: A hermeneutic and symbolic study. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/101-
dc.description.resumoEste estudo busca compreender os regimes de imagens de professores e alunos a partir de narrativas (orais e imagens). Para tanto, adota como categorias fundamentais a Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand. Tratase de um estudo qualitativo e com alguns elementos da abordagem fenomenológica. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública e privada e alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada. Baseou-se na observação da estrutura física e projetos das escolas. Com os professores foi organizando um encontro e aplicado um questionário e com os alunos foram realizados três encontros, onde os alunos narraram e desenharam as lendas. O arquétipo da Serpente foi o mais notado tanto entres os professores quanto nos alunos.por
dc.description.abstractThis study seeks to understand the images of teachers and students schemes from narratives (oral and images). To this end, adopts the fundamental categories of the General Theory of Gilbert Durand Imaginary. This is a qualitative study and with some elements of the phenomenological approach. The subjects were teachers from public and private network and 7th graders of elementary education at a private school. Was based on the observation of the physical structure and projects of schools. With teachers was organizing a meeting and a questionnaire and students were held three meetings where students designed and narrated the legends. The archetype of the Serpent was the most noticed both enters the teachers and the students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoMARLONBRUNOBARROSCARDOZO2015.pdf: 9963371 bytes, checksum: eddb0053cd9e077a7e554eccb583a9e9 (MD5) Previous issue date: 2015-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLendaspor
dc.subjectMitospor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLegendseng
dc.subjectmythseng
dc.subjectimaginaryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS LENDAS DE SÃO LUIS DO MARANHÃO E UM IMAGINÁRIO EDUCACIONAL: um estudo hermeneutico e simbólicopor
dc.title.alternativeARE THE LEGENDS OF LUIS MARANHÃO AND A IMAGINARY EDUCATIONAL: A hermeneutic and symbolic studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DissertacaoMARLONBRUNOBARROSCARDOZO2015.pdf9,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.