Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardozo, Marlon Bruno Barros | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206547H6 | por |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, João de Deus Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:02Z | - |
dc.date.available | 2016-08-03 | pt_BR |
dc.date.issued | 2015-03-27 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Marlon Bruno Barros. ARE THE LEGENDS OF LUIS MARANHÃO AND A IMAGINARY EDUCATIONAL: A hermeneutic and symbolic study. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/101 | - |
dc.description.resumo | Este estudo busca compreender os regimes de imagens de professores e alunos a partir de narrativas (orais e imagens). Para tanto, adota como categorias fundamentais a Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand. Tratase de um estudo qualitativo e com alguns elementos da abordagem fenomenológica. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública e privada e alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada. Baseou-se na observação da estrutura física e projetos das escolas. Com os professores foi organizando um encontro e aplicado um questionário e com os alunos foram realizados três encontros, onde os alunos narraram e desenharam as lendas. O arquétipo da Serpente foi o mais notado tanto entres os professores quanto nos alunos. | por |
dc.description.abstract | This study seeks to understand the images of teachers and students schemes from narratives (oral and images). To this end, adopts the fundamental categories of the General Theory of Gilbert Durand Imaginary. This is a qualitative study and with some elements of the phenomenological approach. The subjects were teachers from public and private network and 7th graders of elementary education at a private school. Was based on the observation of the physical structure and projects of schools. With teachers was organizing a meeting and a questionnaire and students were held three meetings where students designed and narrated the legends. The archetype of the Serpent was the most noticed both enters the teachers and the students. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoMARLONBRUNOBARROSCARDOZO2015.pdf: 9963371 bytes, checksum: eddb0053cd9e077a7e554eccb583a9e9 (MD5) Previous issue date: 2015-03-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lendas | por |
dc.subject | Mitos | por |
dc.subject | Imaginário | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Legends | eng |
dc.subject | myths | eng |
dc.subject | imaginary | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | AS LENDAS DE SÃO LUIS DO MARANHÃO E UM IMAGINÁRIO EDUCACIONAL: um estudo hermeneutico e simbólico | por |
dc.title.alternative | ARE THE LEGENDS OF LUIS MARANHÃO AND A IMAGINARY EDUCATIONAL: A hermeneutic and symbolic study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DissertacaoMARLONBRUNOBARROSCARDOZO2015.pdf | 9,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.